Saúde: ação de prevenção contra dengue movimenta Campo Verde
Por Marketing, postado em 24/10/2013
Uma caminhada em nome do combate à dengue logo nas primeiras horas da manhã. Foi assim a abertura da “Mobilização Integrada de Combate à Dengue e Leptospirose” que movimentou o bairro Campo Verde, nesta quinta-feira (24). Lá, além da passeata matinal que atraiu gente de todas as idades, houve distribuição de panfletos sobre as doenças, visitas domiciliares dos agentes de saúde para orientar a população e eliminar possíveis focos de mosquitos, tratamento com larvicida biológico nos valões, recolhimento de móveis velhos por meio do carro papa-móveis, entre outros serviços.
A ação começou com uma caminhada pelo bairro, com crianças e adultos, que carregavam cartazes informativos sobre as enfermidades. Para animar ainda mais os voluntários, a banda de música da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Guilhermina de Castro cuidou da trilha sonora do evento. Participaram da iniciativa as secretarias de Saúde (Semus), Serviços e Trânsito (Semset) e de Educação (Seme), juntamente com a comunidade e algumas turmas da Emef.

Em Campo Verde, este ano, foram registrados 143 casos suspeitos de dengue até o dia 21 de outubro. O bairro está entre os 20 de Cariacica com mais registros da doença. Moradora de lá, a dona de casa Marinete Almeida, 45 anos, foi abordada pela equipe da Semus. Ela recebeu panfletos explicativos e pôde acompanhar a movimentação próxima a sua casa, voltada para a prevenção. Ela e o esposo já tiveram dengue. Para ela, é importante que sejam realizadas ações como essa. “Esse tipo de iniciativa incentiva as pessoas a se prevenirem. É preciso que todos estejam atentos. Seu eu cuidar do meu quintal e o meu vizinho não tiver essa preocupação, corro o risco de ser picada por um mosquito contaminado por um descuido dele”, destacou.
A baba Ivôni Abreu Berges, 37, fez questão de acompanhar a filha Larissa, 11, na caminhada. Ivoni conta que seu esposo já teve dengue e que, por isso, tem a dimensão do que é a doença. Ela acredita que a informação seguida da prática é o melhor caminho para se combater a enfermidade. “Eu sou babá. Estou participando junto com minha filha e com mais duas crianças, das quais cuido, porque acho muito importante que, desde novas, elas estejam informadas e saibam agir de forma preventiva”, declarou.
O enfermeiro e referência técnica em dengue do município, Wilson Lana Gonçalves, alertou que nessa época do ano é preciso ficar ainda mais atento. “Devido à proximidade do verão e com a maior incidência de chuvas, a proliferação de mosquito aumenta. O objetivo dessa ação é, por meio da prevenção, evitar que o número de casos de dengue cresça”, afirma.
Serviços
Durante a mobilização, um posto de informações sobre as doenças foi montado em frente à unidade de saúde do bairro. Nele, foram realizadas a verificação da pressão arterial e a mediação da taxa de glicose.
Outubro Rosa
A equipe da Unidade de Saúde de Campo Verde participou da caminhada pelo bairro lembrando também da campanha Outubro Rosa. Os profissionais, vestidos com a camisa da mobilização pela prevenção ao câncer de mama, distribuíram panfletos e fizeram abordagem e conscientização das mulheres em relação à doença.
Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Marcelo Pereira