Secretaria de Educação de Cariacica lança programa para aumentar ainda mais a qualidade do ensino nas escolas municipais

A Secretaria de Educação de Cariacica (Seme) lançou na última segunda-feira (10) um programa para aumentar ainda mais a qualidade do ensino nas escolas municipais em 2022. Trata-se do Projeto Interação Pedagógica e Recomposição da Aprendizagem, uma série de diretrizes que serão aplicadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, em todas as escolas da rede. 


Um dos principais desafios do projeto é conseguir identificar nos alunos as competências e habilidades que ainda não foram consolidadas durante o período de pandemia, quando foram realizadas atividades de forma remota ou em sistema híbrido, entre os anos de 2020 e 2021. 


Interação Pedagógica


Os alunos da Educação Infantil receberão atividades da Interação Pedagógica. A aprendizagem será fomentada por meio de brincadeiras e demais recursos que serão aplicados em sala de aula. Para os pequenos também será trabalhada a parceria entre a família e a escola e o fortalecimento dos vínculos das crianças com familiares.


Todo esse trabalho é pensado para desenvolver a autonomia e protagonismo das crianças. Para tanto, serão aplicadas diferentes metodologias, ferramentas e recursos tecnológicos.


Recomposição de Aprendizagem


O projeto Recomposição de Aprendizagem é voltado para todos os anos escolares do Ensino Fundamental (1º ao 9º), utilizando diferentes metodologias de ensino, materiais didáticos e ferramentas tecnológicas. As atividades serão direcionadas para o desenvolvimento da competência leitora (produção textual) e a alfabetização matemática (atividades lúdicas e interativas) no formato de sequência didática.


Em sala de aula, os professores deverão realizar diagnóstico dos alunos para avaliar as competências e habilidades que ainda não foram consolidadas no período pandêmico 2020/2021. O suporte para a aprendizagem será por meio do Centro de Mídias, já que o uso da TV em sala de aula será estimulado como ferramenta para ampliar os conhecimentos dos estudantes.


Também será promovido o protagonismo juvenil, por meio de atividades criativas e inovadoras e do trabalho com as habilidades socioemocionais, a fim de garantir permanência do estudante na escola.


Professor Integrador


As atividades propostas no Projeto Interação Pedagógica e Recomposição de Aprendizagem serão dinamizadas por professores integradores. Os profissionais serão selecionados para promover as ações do projeto, tanto no Ensino Fundamental, quanto na Educação Infantil. 


Além do professor integrador, toda a equipe escolar estará envolvida no projeto. Diretores, pedagogos, coordenadores e demais profssores irão auxiliar o professor integrador a planejar e readequar as ações para que o objetivo maior do projeto, a recomposição da aprendizagem do estudante, seja alcançado.