Vacinação de crianças: aberto agendamento de 1.000 vagas para imunização contra a Covid-19 neste sábado (15)
Por Melissa Künsch, postado em 14/01/2022
Fotos Claudio Postay
A Secretaria de Saúde de Cariacica (Semus) começa neste sábado (15) a aplicação de vacinas contra a Covid-19 em crianças. O primeiro grupo a ser vacinado é o de crianças de 11 anos sem comorbidades e crianças de 5 a 11 com deficiência permanente e/ou comorbidades. Serão disponibilizadas 1.000 vagas.
Mas atenção! A vacinação será feita somente mediante agendamento no site vacinaeconfia.es.gov.br. A imunização acontecerá no Colégio Lusíadas, em Campo Grande, e na Unidade Básica de Saúde de Nova Rosa da Penha, das 13h às 16h30.
A resolução para o início da aplicação em crianças de 11 anos é uma orientação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que articula as decisões de saúde entre os gestores municipais e a Secretaria de Estado da Saúde.
A vacina aplicada será a Pfizer/Corminaty de uso pediátrico. Os pais e responsáveis devem observar o frasco da vacina, que é na cor laranja. Os vacinadores também deverão informar sobre a vacina e a dosagem que será administrada.
De acordo com a resolução do Ministério da Saúde, serão administradas duas doses para este público, com intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda doses. A vacina contra a Covid-19 não deverá ser administrada em paralelo com outro imunizante do calendário vacinal infantil. A recomendação é que seja dado um prazo de 15 dias para aplicação de outras vacinas.
No momento da vacinação, a criança deverá estar, obrigatoriamente, acompanhada de um dos pais ou de seu responsável legal.
Para realizar o agendamento da criança, o pai ou responsável legal deverá fazer cadastro no site vacinaeconfia.es.gov.br, entrar na aba "Dependente" e incluir o nome. Clique aqui para fazer o cadastro e o agendamento.
Laudo de comorbidades
Para a vacinação das crianças com comorbidades, é preciso apresentar um laudo médico ou declaração do enfermeiro que ateste a comorbidade datado dos últimos três anos (2019) para condições permanentes e 90 dias para condições adquiridas e transitórias. O laudo médico ou a declaração do enfermeiro ficarão retidos no ato da vacinação.
As crianças com comorbidades que já foram atendidas nas 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município podem ser dirigir a qualquer uma delas para receber o laudo atualizado. Com o sistema de prontuário eletrônico, o enfermeiro da UBS consegue acesso aos dados do paciente e, dessa forma, emite uma declaração da comorbidade existente. Todas as unidades de saúde estão aptas a fazer esse atendimento para fornecer o laudo.
Confira a lista de comorbidades abaixo:
- Diabetes mellitus;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão arterial;
- Insuficiência cardíaca (IC);
- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;
- Cardiopatia hipertensiva;
- Síndromes coronarianas;
- Miocardiopatias e pericardiopatias;
- Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias congênitas no adulto;
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
- Doença neurológica crônica;
- Doença renal crônica;
- Imunossuprimidos;
- Hemoglobinopatias graves;
- Obesidade mórbida;
- Síndrome de down;
- Cirrose hepática.