Ação contra dengue e leptospirose em Campo Verde nesta quinta (24)

A ação mobilizará um dos bairros com mais casos de dengue da cidade.FOTO: Semco/Lucas Calazans

A ação mobilizará um dos bairros com mais casos de dengue da cidade.FOTO: Semco/Lucas Calazans


Campo Verde será contemplado pela “Mobilização Integrada de Combate à Dengue e Leptospirose”, na próxima quinta-feira (24). No bairro, este ano, foram registrados 143 casos suspeitos de dengue até o dia 21 de outubro. Portanto, está entre os 20 bairros de Cariacica com mais casos da doença.


A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), começará a partir das 8h30. O ponto de partida é a Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. Durante todo o dia, uma equipe estará promovendo caminhada, panfletagem, ações educativas, incluindo visitas domiciliares dos agentes comunitários para o combate às larvas do mosquito e aos roedores.


Um posto de informações sobre as doenças estará montado em frente à UBS. Nele, será feita a verificação da pressão arterial e da glicemia dos moradores. Além disso, a secretaria de Serviços e Trânsito (Semset) vai intensificar o trabalho de limpeza e disponibilizar o carro papa-móveis.


Saiba mais:


Dengue


A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti contaminada pelo vírus. Entre os sintomas, estão: febre alta, dor nos olhos, no corpo e nas articulações, dor de cabeça. Pode haver também a manifestação hemorrágica.


Prevenção


A conscientização, prevenção e mobilização social são instrumentos importantes para o combate à dengue. A população pode ajudar de diversas formas a prevenir a doença. Entre elas, cuidar da limpeza e manutenção da própria residência, para que não haja focos do mosquito. Permitindo, inclusive, que o agente da dengue, devidamente identificado, entre em sua casa para fazer a busca de focos.


Cuidados contra a dengue:


- Mantenha caixas d`água, tonéis, tambores, barris, cisternas e poços bem fechados. Tampe com a tampa própria ou telas. Não use plástico.


- Lave a caixa d`água com escova e sabão a cada seis meses. Os outros reservatórios devem ser lavados uma vez por semana.


- Elimine xaxins e pratinhos de vasos de plantas. Se não for possível, escorra a água todos os dias e lave o pratinho com escova, água e sabão uma vez por semana. Ou coloque areia até a borda do pratinho.


- No caso de plantas aquáticas, a água deve estar no nível abaixo do material que está dentro do vaso, com pedras e enfeites. A água deve ser trocada, o vaso e o material dentro dele devem ser lavados com escova, água e sabão uma vez por semana.


- Fure e entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza pública ou para reciclagem. Caso precise ficar com os pneus, guarde-os sem água em local seco e coberto, protegidos da chuva e de goteiras.


- Se for utilizado como brinquedo, fure o pneu em vários lugares, evitando que a água se acumule dentro dele.


Denuncie:


Para denunciar casos de dengue e situações que favoreçam a proliferação de mosquitos, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses: 3346-6518 ou 3346-6519


Disque dengue: 3343-6633


Leptospirose


Doença grave causada pela bactéria leptospira. A leptospirose é transmitida ao homem pela urina de rato contaminada, em contato com solo, água e alimentos. A forma mais comum é pelo contato do homem com a água de enchente contaminada. Os sintomas são: febre alta, dor de cabeça, calafrios, fraqueza, vômitos, dores na panturrilha (batata da perna), coloração amarelada da pele, tosse, insuficiência renal, entre outros. A doença tem cura e o diagnóstico precoce acelera esse processo. O tratamento é feito por meio de antibióticos, hidratação e suporte clínico.


Cuidados contra a leptospirose


- Evite o contato com água ou lama de enchentes


- Não deixe que crianças nadem ou brinquem em ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos


- Quem trabalha na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de
esgoto deve usar botas e luvas de borracha


- Combata a proliferação de roedores


Serviço:


Mobilização Integrada de Combate à Dengue e Leptospirose


Quando: nesta quinta-feira (24), a partir das 8h30, no bairro Campo Verde.


Ponto de apoio: próximo à Unidade Básica de Saúde de Campo Verde, Rua Ernesto Silva, s/n, Campo Verde.


Informações: 3284-4933 e 3284-6603.





Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Marcelo Pereira