“Gincana da Solidariedade” movimentou estudantes na arrecadação de roupas e brinquedos

Todos os alunos terão, como prêmio, uma grande festa no dia 31 deste mês.FOTO: Semco/Claudio Postay

Todos os alunos terão, como prêmio, uma grande festa no dia 31 deste mês.FOTO: Semco/Claudio Postay


Movidos pela solidariedade, alunos do 1º ao 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Orlando Moreira de Lima, do bairro Itapemirim, conseguiram arrecadar, por meio de uma gincana, uma quantidade tal de donativos que deixou uma sala da escola repleta de roupas, sapatos e brinquedos a serem doados para famílias carentes. A vontade de ajudar outras pessoas foi o que mais movimentou a competição que ocorreu desde o início de outubro. Os donativos foram levados para a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a qual fará a distribuição para as famílias já cadastradas.


Além da arrecadação, a gincana contou com brincadeiras e competições como corrida de dupla com pé amarrado, corrida com ovo na colher, venda de rifa, contação de história sobre o bairro, entre outras. No período matutino, quem faturou o primeiro lugar foi o 4º ano B e, no período da tarde, o 3º ano B. As turmas vencedoras ganharão um dia de passeio com destino a ser definido com direito a piscina.


Segundo a diretora da unidade, Liliane de Oliveira, 37 anos, todos os alunos serão compensados pela participação. “Faremos uma grande festa no dia 31 deste mês para todos os alunos. Todos se esforçaram bastante e merecem. Nosso foco principal foi arrecadar doações para famílias que precisam e, esta tarefa foi mais que cumprida. Conseguimos, inclusive, muitos livros para a biblioteca, pois esta era uma das tarefas da gincana”, contou, sorridente. A festa contará com pula-pula, pipoca, algodão doce e muito picolé para a garotada comemorar.


Letícia Garioli, 7 anos, é do 3º ano B, turma vencedora da tarde. Ela ficou satisfeita tanto quanto o prêmio de primeiro lugar e com a certeza da grande ajuda que as famílias necessitadas receberão. “Meus pais me ajudaram a arrecadar as coisas. Mas fiz minha parte também, doei uma sacola bem grande de roupas que eu não uso e vários brinquedos. Foi muito divertido participar”, contou.



gincana2


Em segundo lugar, na parte da tarde, ficou a turma do 4º ano C. A aluna Khayllane Miranda (segunda da esquerda pra direita) , 10, disse que sua família já faz doações para uma casa de recuperação. Então, ela dividiu um pouco das arrecadações para poder ajudar duas vezes. “Gostei de todas as tarefas, mas pra mim o mais importante foi como nossa turma se uniu para participar. Foi um verdadeiro trabalho de equipe e, para mim, acho que o mais importante de tudo foi a união. Mesmo não conseguindo a primeira colocação, doamos tudo de coração”, falou, satisfeita.


Na terceira colocação da gincana está a turma 5º ano B. Djalma Lucas da Silva, 11, e Davi da Silva, 12, formaram uma dupla e tanto para cumprir as tarefas da gincana. Como são vizinhos, a comunicação entre os dois ficou muito mais fácil. “Eu fui o que mais vendi rifa na minha sala. Até vendi as do Davi! Consegui arrecadar 15 livros para a biblioteca”, disse o primeiro, satisfeito. “Achei bem legal participar. Vamos ajudar quem não pode comprar roupa, nem brinquedo”, ressaltou o segundo, que focou mais na arrecadação das roupas.


Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira