Vacinação infantil: crianças participantes do Projeto Curumim recebem a segunda dose da vacina contra a Covid-19
Por Melissa Künsch, postado em 06/03/2022
Fotos Jackeline Gomes
Cerca de 150 famílias disseram sim à ciência e à vacina contra a Covid-19 e levaram crianças para participar da segunda fase do Projeto Curumim, um estudo para imunizar a garotada com 3 anos ou mais realizado por pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes/Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam/Ufes), com apoio da Fiocruz/Instituto René Rachou e do Butantan.
A ação, que conta com a parceria da Secretaria de Saúde de Cariacica (Semus), aconteceu na Unidade de Saúde de Santa Fé durante este domingo (6). As crianças participantes receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e agora estão com a imunização completa.
Além do benefício da imunização e do acompanhamento por especialistas com exames, o estudo tem como objetivo verificar a eficácia das vacinas e sua capacidade de produzir defesa em crianças e adolescentes.
Ismael Monfardini, pai de Júlia, de 4 anos, era só alívio ao ver a filha totalmente vacinada. "Estávamos preocupados, pois a Júlia era a única da família que ainda não estava imunizada. E com o Projeto Curumim podemos ficar aliviados."
Este era o mesmo sentimento de Alisson Bertoso Magri, que levou o filho Heitor, de 4 anos, para receber a segunda dose. "Todos lá em casa tomaram a vacina, só faltava ele, que agora está protegido."
Vacinação
O Projeto Curumim é um estudo específico para crianças a partir de 3 anos. Mas os pais e responsáveis de crianças a partir de 5 anos podem agendar a vacinação dos pequenos em 18 unidades de saúde de Cariacica. A Semus está com agendamento aberto pelo site vacinaeconfia.es.gov.br.
Também há vagas para todos os públicos da campanha: primeira dose, segunda dose de todos os imunizantes e dose de reforço.
Há ainda vacinação sem agendamento no Faça Fácil, até a próxima sexta-feira (11), para pessoas com 12 anos ou mais.













