Cavalo com sinais de maus-tratos é resgatado em trabalho conjunto de secretarias

Um trabalho em equipe salvou a vida de um cavalo que estava solto pelas ruas de Cariacica, na tarde deste domingo (3). O animal havia sido abandonado e foi resgatado depois de uma ação conjunta das secretarias de Serviços (Semserv), de Defesa Social (Semdefes) e de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente de Cariacica (Semdec).  


A Semserv foi avisada do caso por moradores, que encontraram o cavalo nos arredores do Parque O Cravo e a Rosa, com sinais de maus-tratos, e a Semdec foi acionada. Com o apoio de agentes da Guarda Municipal, as equipes constataram a gravidade do estado de saúde do animal e a necessidade de recolhimento.


O serviço de resgate animal foi até o local e resgatou o cavalo, que foi levado para Rancho Bela Vista, onde está sendo tratado. “A gente faz esse tipo de resgate umas cinco vezes por mês. É muito gratificante poder salvar um animal que estava quase morrendo”, disse Marcos Aranda, secretário de Serviços.


"Agora, a Semdec iniciará a tentativa de identificar o proprietário do animal para que sejam aplicadas as sanções previstas em lei. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 162”, acrescentou Luciana Tibério, secretária Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente.  


A multa por maus-tratos e abandono vai de R$ 500 a R$ 3 mil, de acordo com gravidade do caso. Se resultar em deficiência, o valor será dobrado. Já se resultar em morte do animal, a multa é triplicada.