Secretário participa de Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social
Por Heberton Silva, postado em 21/05/2022
Fotos Divulgação
Nos últimos dias 17 e 18 de maio, o secretário municipal de Defesa Social de Cariacica, Cláudio Victor, participou, em Brasília, da 6ª Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (Jonasp).
O tema do evento foi “Município, Segurança Pública e Criminalidade”, e teve o objetivo de fortalecer a atuação dos municípios como integrantes estratégicos do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), alinhados à Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, de forma integrada aos órgãos estaduais.
Durante o evento, foram compartilhadas ações, iniciativas e projetos para o fortalecimento da participação dos municípios na temática da segurança pública em sentido amplo, por meio do intercâmbio de experiências, tendo em vista especialmente a função de integrantes estratégicos do Susp.
Como experiências de sucesso foram apresentados os planos desenvolvidos em Pelotas (RS), Florianópolis (SC) e até no Japão, reconhecendo o papel dos municípios e comunidades na gestão da segurança pública. Foi mostrado que a violência, suas causas e suas consequências não são mais tratadas como tema exclusivo de polícia, mas, sim, de intervenção multidisciplinar.
Programa
O público-alvo principal do evento foram os gestores de áreas ligadas à segurança pública dos 20 municípios selecionados, entre eles Cariacica. Eles farão parte do "Programa Nacional de Fortalecimento da Gestão da Segurança Pública Municipal", que será um conjunto de ações para transferir aos municípios as competências necessárias para atuarem como integrantes estratégicos do Susp.
Serão disponibilizadas metodologias e soluções tecnológicas para que os municípios se transformem em ambiente de produção de conhecimento para enfrentar os principais problemas locais, com a finalidade de impactar nos indicadores de criminalidade e melhorar a qualidade de vida da população.
O secretário Cláudio Victor ressaltou que “as políticas públicas de enfrentamento à violência devem ser planejadas com base em evidências científicas, com diagnósticos criteriosos e com o desenvolvimento de ações estratégicas objetivando a prevenção socioeconômica, a inclusão social e a repressão qualificada".
O evento foi organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social do MInistério da Justiça (Senasp) e contou com a participação do secretário da pasta, Carlos Renato Machado Paim.