Alunos recolhem lixo eletrônico e remédios vencidos em Itanguá
Por Lívia Albernaz, postado em 08/06/2022
Fotos Divulgação
Alunos da Escola de Ensino Fundamental Cívico-Militar Cel. PM Orlady Rocha Filho aproveitaram o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último domingo, para realizar diversas atividades sobre conscientização, preservação e reciclagem com a comunidade do bairro Itanguá.
As ações foram coordenadas pela professora Priscila Wilker, que mobilizou a escola para criar uma campanha de arrecadação de lixo eletrônico e medicamentos vencidos. A campanha visa conscientizar a comunidade escolar e a comunidade em geral sobre a importância da destinação correta desses resíduos, já que apresentam materiais tóxicos que, se descartados indevidamente, provocam a poluição massiva do solo e dos lençóis freáticos, prejudicando o meio ambiente.
Os alunos confeccionaram cartazes de divulgação e caixas para armazenar os resíduos coletados. Ao todo foram arrecadados mais de 20 quilos de medicamentos vencidos e 105 quilos de resíduos eletrônicos. Os resíduos eletrônicos serão recolhidos pela Marca Ambiental e os medicamentos serão entregues à farmácia Rede Farmes de Itanguá para destinação final.
Além da coleta, os alunos também confeccionaram terrários, escreveram poemas relacionados ao tema, fabricaram brinquedos com materiais recicláveis, plantaram sementes na horta escolar, e realizaram diversos trabalhos e pesquisas sobre a coleta seletiva e as soluções ambientais desenvolvidas pelo município de Cariacica.
“A ação desenvolvida pela escola vai ao encontro da nossa missão de pensar uma educação ambiental com foco na sustentabilidade do município, tornando os alunos protagonistas em todo o processo, focando no desenvolvimento de cidadãos mais conscientes, por meio da sensibilização e da construção de práticas educativas ambientais colaborativas, participativas e democráticas para um futuro mais sustentável”, ressaltou Thiago Ouverney, coordenador de Educação Ambiental da Seme.