Dia do Folclore: João Bananeira desfilou pela avenida Expedito Garcia nesta segunda-feira (22)

O João Bananeira, um dos símbolos folclóricos de Cariacica e do Espírito Santo, circulou pela avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, nesta segunda-feira (22), como parte das comemorações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) para o Dia do Folclore.


O desfile aconteceu das 9h às 11 horas. O João Bananeira saiu do Centro Cultural Frei Civitella e foi em direção à praça de Campo Grande interagindo e divertindo a população que fazia compras na região. Ao final da ação houve apresentação de capoeira e da Banda de Congo da Apae.


"O Dia do Folclore é comemorado no Brasil todo e Cariacica não poderia ficar de fora. O folclore tem a ver com os saberes da comunidade. Outros municípios têm o congo, mas só a gente tem o João Bananeira. E essa aproximação dele com as pessoas é muito importante, para trazer cada vez mais essa memória do nosso ícone", disse Alvarito Mendes Filho, secretário de Cultura e Turismo. 


João Bananeira


Incorporado originalmente ao Carnaval de Congo de Máscaras de Cariacica, a figura do João Bananeira equilibra fantasia e realidade da identidade folclórica da congada. Com o rosto coberto pela máscara e o corpo coberto com folhas de bananeira, o personagem se junta ao cortejo acendendo o imaginário das rodas de congo.


Conforme os relatos dos mais antigos, no meio da procissão, negros e escravos colocavam máscaras para cobrir os rostos e até mesmo usavam meias nos braços para não serem identificados e, assim, participarem do cortejo. Com o tempo, transformou-se numa brincadeira e foi incorporada à tradição da festa folclórica.