Assinada ordem de serviço para asfaltar acesso a Roda D’Água
Por Marketing, postado em 20/10/2013
![Secretário de Estado da Agricultura, Ênio Bergoli (de óculos), o governador Renato Casagrande (centro) e o prefeito Juninho comemoram ordem de serviço para asfaltar vias da área rural de Cariacica.FOTO: Semco/Lucas Calazans](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/07/caminhoroda1.jpg)
Secretário de Estado da Agricultura, Ênio Bergoli (de óculos), o governador Renato Casagrande (centro) e o prefeito Juninho comemoram ordem de serviço para asfaltar vias da área rural de Cariacica.FOTO: Semco/Lucas Calazans
Moradores de Roda D’Água e região comemoraram a assinatura da ordem de serviço para pavimentar o trecho que liga a localidade de Novo Brasil ao ponto final de Roda D’Água, na área rural de Cariacica. O investimento somado em R$ 3,8 milhões será realizado por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seag). O prazo para entrega da obra concluída é de 540 dias. A obra está integrada ao programa “Caminhos do Campo” que prevê a pavimentação de estradas rurais. As melhorias visam a fortalecer a agricultura familiar, melhorando o escoamento da produção e reduzindo os custos e as perdas dos produtos perecíveis. O programa também favorece o desenvolvimento do agroturismo.
O governador Renato Casagrande e o dirigente da Seag, Ênio Bergoli, assinaram a autorização para o início do asfaltamento de 6,22 quilômetros de extensão na manhã deste domingo (20). A solenidade contou com as presenças do prefeito, Geraldo Luzia Júnior, dos secretários de Estado de Ação Social, Helder Salomão, e de Ciência e Tecnologia, Jadir Pela, de deputados estaduais, entre outras autoridades, lideranças locais e moradores da região. Estiveram também na solenidade o vice-prefeito, Bruno Polez, e os secretários municipais de Agricultura (Semag), Antônio Carlos Cesquim, Meio Ambiente (Semman), Renan De Crignis, Obras (Semob), Rodrigo Vecchio, Relações Institucionais (Serin), Chico Pardal, e o de Cidadania e Trabalho (Semcit), Paulo Roberto de Oliveira.
“A empresa está autorizada formalmente a começar as atividades e já realiza os serviços de topografia. Dentro de algumas semanas, estará aqui para fazer o trabalho”, anunciou Casagrande. “É bom estarmos aqui, hoje, fazendo um sonho virar realidade para esta comunidade, para as pessoas que vem até as bandas de congo e as que produzem aqui”, lembra Casagrande.
O prefeito de Cariacica ressaltou que o investimento na cidade é reflexo do empenho de várias frentes. “Há mais de 18 anos esperamos por essa obra e, enfim, conquistamos. Quando vocês observarem várias obras dos governos do Estado ou Federal no município, lembre-se que estamos com todas as forças políticas e comunitárias lutando para essas realizações”, considerou Juninho.
Comunidade
O presidente da Associação de Produtores Rurais de Roda D’Água e da região, Ademir Geraldo Degaspari, comemorou a conquista que irá beneficiar o escoamento da produção agrícola, beneficiando os produtores e os demais moradores. “Apesar de termos linhas telefônicas e linhas de ônibus, ainda temos um acesso debilitado. Mas, agora, teremos um caminho digno. Isso irá beneficiar não só a produção, como também, favorecer o desenvolvimento do agroturismo. Estamos muito satisfeitos e felizes”, declarou, animado.
As melhorias na estrada também beneficiarão o setor de cultura e turismo da comunidade. Uma das manifestações que ganhará força é o tradicional carnaval do Congo de Máscaras de Roda D’Água. Inclusive, antes da assinatura da ordem de serviço, houve uma apresentação festiva unindo os artistas dos diversos grupos que formam a Associação das Bandas de Congo de Roda D’Água. O carnaval, que elas celebram, acontece no feriado de Nossa Senhora da Penha e é uma manifestação da cultura afro-basileira, com influência indígena e que resiste ao tempo. É um antigo gesto em homenagem à padroeira do Espírito Santo, que reúne inúmeras bandas da região. O evento é uma grande festa que proporciona lazer à comunidade local e aos visitantes. Com a pavimentação da estrada, as bandas esperam que o acesso à festa atraia mais visitantes.
Informações Adicionais:
Texto:Analine Izoton
Jornalista responsável:Marcelo Pereira