Regularização fundiária de imóveis: Secretaria de Habitação inicia cadastramento de moradores
Por Joviana Venturini , postado em 19/04/2023
Fotos Claudio Postay
As equipes da Gerência de Regularização Fundiária da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) foram ao bairro São João Batista nesta quarta-feira (19) para o início de uma ação que visa a regularização fundiária dos imóveis do bairro.
Nesta primeira etapa as equipes da Semhab estão circulando pelas residências e entrevistando moradores sobre a situação econômica e fundiária. As equipes estão fazendo o cadastramento socioeconômico e, posteriormente, as famílias que comprovarem renda de até cinco salários mínimos poderão fazer a regularização de forma gratuita. Serão contempladas 239 famílias.
São três equipes próprias da Semhab que estão visitando os imóveis. “Essa é uma grande oportunidade de levar cidadania aos moradores dessas áreas”, salientou Welington Silva, secretário de Habitação.
A possibilidade de regularização agradou os moradores. A professora aposentada Margarida Maria Calmon mora em São João Batista há 50 anos. “Vai valorizar o imóvel e o nosso bairro”.
A mãe dela, dona Maria de Lourdes, 86 anos, é moradora do bairro há 60 anos e chegou em São João Batista quando a área era coberta de mato. “Ter nossa escritura vai ser bom demais”, comemora.
Após a visita, a equipe fixará um selo nas residências com a identificação de que estão aptas a participar do processo. Já as famílias que tiverem renda superior a cinco salários mínimos receberão as orientações da Semhab sobre como proceder para regularizar o imóvel.
Os moradores contemplados serão convocados a comparecer à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olivino Rocha, em São João Batista, de 8 a 12 de maio, com a ficha preenchida com o número da quadra e do lote em mãos e os documentos listados abaixo.
Documentos necessários para a posse do imóvel:
- Registro de usucapião;
- Escritura pública;
- Inventário;
- Declaração de doação particular;
- Contrato de compra e venda particular;
- Formal de partilha ou realocação.
Documentos pessoais do proprietário necessário para a realização do cadastro socioeconômico:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência (conta de luz, água, energia ou internet);
- Comprovante de renda;
- Certidão de casamento;
- Certidão de casamento averbada com o óbito ou certidão de óbito do cônjuge (para caso de falecimento do cônjuge);
- Declaração de união estável;
- Certidão de casamento com averbação do divórcio ou sentença judicial (para caso de divórcio).