Atletas de Cariacica irão disputar competição nacional na modalidade de atletismo

Ingrid dos Santos (da esquerda) já conquistou 25 medalhas em diversas competições. Gabriela Silva, sua companheira de corrida, coleciona outras 20.FOTO: Semco/Claudio Postay

Ingrid dos Santos (da esquerda) já conquistou 25 medalhas em diversas competições. Gabriela Silva, sua companheira de corrida, coleciona outras 20.FOTO: Semco/Claudio Postay


Um incentivo, três medalhas. Foi assim que as atletas Ingrid Nascimento dos Santos e Gabriela dos Santos Silva, alunas do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Renanscer, de Padre Gabriel, retornaram para casa depois de garantir a primeira colocação nos Jogos da Juventude 2013, na modalidade atletismo. A competição ocorreu em Serra, no início do mês. Com o resultado, as meninas foram selecionadas para integrar a Seleção Capixaba Escolar, e representarão o Espírito Santo na cidade de Belém, no Pará, de 6 a 11 de novembro.


A mais velha, Ingrid, 15 anos, garantiu medalha nos Jogos da Juventude realizando o percurso de 3000 metros. Já Gabriela, 14 anos, voltou pra casa com duas após ganhar a corrida dos 100 e 200 metros. Na disputa no Pará, que é nacional, elas repetirão o percurso feito no Estado e concorrerão, junto com a Seleção, à Bolsa Atleta, que pode ser solicitada para as equipes que conquistarem os três primeiros lugares. Além de representar Cariacica no atletismo, as duas moram no mesmo bairro, em Padre Gabriel, e treinam no campo ao lado do colégio.


 

atletismo2


As meninas colecionam, juntas, 45 medalhas. As conquistas vieram de competições escolares e também de corridas de rua, como a da Chocolates Garoto e Caixa Econômica. O incentivo maior para que elas persistam, mesmo quando trocarem de escola, pois no próximo ano irão cursar o ensino médio, é do vice-diretor da Emef e também treinador, Evaldo Luiz Barbosa, 47. Com treinos três vezes na semana, ele é quem acompanha as meninas nas competições e ainda regra a alimentação das atletas. “Meu conselho é que elas tenham mais garra a cada dia. Medalha vai ser consequência de um bom desempenho e comprometimento”, comenta.


Gabriela começou a correr há cinco anos. A descoberta veio de uma antiga professora da escola onde estuda e, graças a ela, a menina pensa em seguir carreira no esporte. “Competindo já ganhei até uma bicicleta, além das medalhas, é claro”, contou a estudante que tem como ídolo o atleta jamaicano Usain Bolt, considerado o maior velocista de todos os tempos.


 

atletismo1


Já Ingrid foi incentivada a entrar no esporte pelo atual treinador. “O Evaldo disse que eu levava jeito. Na época, eu estava cursando o quinto ano. Resolvi competir e deu certo. Minha mãe aposta muito em mim e minha avó sempre vai assistir quando corro. É uma satisfação muito grande poder contar com minha família e ver sempre a felicidade delas quando chego com mais uma medalha”, falou. A menina também pensa no futuro e já tem em mente a profissão que pretende levar a sério mais tarde. “Quero ser professora de Educação Física. É uma coisa que gosto muito e assim poderei incentivar muitas meninas com o esporte”, declarou.


Para a competição do próximo mês, Evaldo Barbosa afirma que as meninas terão adversárias fortes. “É preciso pegar pesado, porque lá teremos atletas de diferentes níveis. Eu sempre lembro que elas têm que querer fazer o melhor muito mais do que eu. Porque o maior adversário que temos somos nós mesmos. Não importa de onde viemos, o que conta é quem somos, e a determinação trará resultados positivos para elas”, declarou o treinador.


Jogos Escolares da Juventude
Dentro do conceito de evolução do esporte olímpico brasileiro desde 2005, considerada a maior competição estudantil do país, os Jogos Escolares da Juventude têm se revelado um dos mais poderosos instrumentos de detecção de jovens talentos e de inserção social através do esporte. Em parceria com o Ministério do Esporte, a competição evolui a cada ano sendo reconhecida como o mais importante evento esportivo do calendário estudantil do Brasil. Mais do que uma competição esportiva, os jogos têm o objetivo de inserir socialmente milhares de jovens de todo o país através do esporte. A união entre educação e esporte é o grande estímulo dessa iniciativa. Ao longo dos últimos oito anos, mais de 15 milhões de jovens estiveram envolvidos na competição, seja nas etapas municipais, estaduais ou nacionais.


 

Modalidades
Atualmente, nos Jogos Escolares, para categoria de 12 a 14 anos, são disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Já a competição para atletas de 15 a 17 anos tem o vôlei de praia e não conta com o badminton.




Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira