Finados: prefeitura realiza limpeza de cemitérios e cadastramento de túmulos

Cemitério Jardim da Saudade, em Nova Rosa da Penha, passa por varrição, capina e pintura.FOTO: Semco/Claudio Postay

Cemitério Jardim da Saudade, em Nova Rosa da Penha, passa por varrição, capina e pintura.FOTO: Semco/Claudio Postay


Uma força-tarefa, envolvendo as secretarias municipais de Serviços e Trânsito (Semset), de Governo (Semge) e de Comunicação (Semco), trabalha para deixar em boas condições os cemitérios de Cariacica até o Dia de Finados, em 2 de novembro. Além de limpeza, recuperação de muros e pintura, será feito o cadastramento dos túmulos e dos terrenos dos sete cemitérios administrados pelo município. Os serviços de limpeza e manutenção dos cemitérios já foram iniciados pela Coordenação de Necrópoles, da Semset, e deverão estar concluídos até o Dia de Finados, quando ocorrem as visitações aos túmulos dos falecidos.


O coordenador de Necrópoles da cidade, Milto Rosa, explicou que alguns cemitérios estão merecendo cuidados especiais. “Estamos trabalhando em todos os cemitérios. Mas o Jardim da Saudade, em Nova Rosa da Penha, e o São José, de Alto Lage, estavam em pior situação. Por isso, ganharão a limpeza e a manutenção merecidas para receber os visitantes com dignidade e respeito”, afirmou. A atuação conjunta da Semset, Semge e Semco na preparação dos cemitérios prevê limpeza, pequenos reparos, coordenação e execução dos serviços, busca de voluntários para o cadastramento e divulgação das informações. Nos cemitérios Santo Augustinho, no bairro Aparecida, e Jardim da Saudade, em Nova Rosa da Penha, haverá inauguração das capelas mortuárias, com culto organizado pelas comunidades.


Cadastramento
O cadastramento das sepulturas e dos terrenos dos cemitérios será feito apenas no dia 2 de novembro, das 7h às 17h, aproveitando o fluxo de familiares e parentes que poderão fornecer dados necessários. Os trabalhos contarão com, aproximadamente, 50 servidores municipais e voluntários, além do apoio de segurança da Polícia Militar. “O levantamento que faremos organizará e criará vagas nos nossos cemitérios, hoje, carentes de espaço”, explicou o secretário da Semset, Wellinghton Nascimento de Lima. Segundo o secretário, a legislação não admite mais sepulturas perpétuas, nem a venda ou a troca. A ficha cadastral consistirá em registrar, em um livro, o nome do cemitério, o nome do falecido, o nome do visitante e o telefone de contato.


Programação de manutenção nos cemitérios


- Região 1 – Cemitério Santo Augustinho, no bairro Aparecida: pintura de muro, reparo da rampa de acesso e varrição das ruas ao redor. A capela mortuária será inaugurada, com culto organizado pela comunidade.


- Região 3 - Cemitério São Jorge, no bairro Oriente: reforma de parte do muro, pintura, manutenção da rua de acesso, capina das ruas ao redor, e instalação de bebedouro.


- Região 4 - Cemitério São Pedro, no bairro Cruzeiro do Sul: reforma do muro, pintura, e varrição das ruas ao redor.


- Região 5 - Cemitério São José, no bairro Alto Lage: pintura e instalação de bebedouro.


- Região 8 - Cemitério Jardim da Saudade, no bairro Nova Rosa da Penha: varrição e pintura de meio-fio na rua central de acesso, retirada de lixo e de mato. A capela mortuária será inaugurada, com culto organizado pela comunidade.


- Região 9 - Cemitério São João Batista, no bairro Cariacica Sede: pintura de muro e varrição.
- Região 10 - Cemitério Santo Amaro, no bairro Novo Brasil: retirada de lixo, manutenção da rua de acesso, e pintura de muro.


- Cemitério São Francisco de Assis - localizado nas dependências do Hospital Pedro Fontes, região de Nova Rosa da Penha, é de propriedade do Governo do Estado. Além de receber o cadastramento, está na programação de manutenção e limpeza da prefeitura, atendendo a pedido protocolado pela comunidade.





Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira