Mais de 300 alunos se divertem com ópera cômica na Emef Celestino de Almeida

Nesta segunda-feira (9), mais de 300 alunos do 1º ao 5º anos, dos turnos da manhã e da tarde, aplaudiram a ópera clássica de Mozart encenada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Celestino de Almeida, em Bela Vista. O espetáculo teve o apoio da Lei João Bananeira de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Cariacica.  


Adaptada para os dias de hoje com o uso da tecnologia, celular e redes sociais, a ópera cômica infantojuvenil narra o drama amoroso envolvendo os personagens Bastião e Bastiana, que acabam se casando no final.  



“É a inclusão da ópera para a comunidade escolar, que muitas vezes sonha em conhecer o teatro”, enfatizou a soprano cariaciquense Lucimara Viana, que interpreta a personagem Bastiana.  


Para o diretor da peça, Marcelo Ferreira, a iniciativa é trazer o espetáculo para dentro das escolas. “A infância é onde tudo começa, e a escola é a base de tudo”, analisou.


A diretora Emef Celestino de Almeida, Jânia Aparecida Hackbart, disse que a iniciativa deu aos alunos a oportunidade de ter acesso a um espetáculo encenado na escola para que aprendessem o que é uma ópera.  



A aluna Maria Fernanda Sepulchro, 12 anos, do 5º ano, aprovou a peça. “Eu gostei. Achei muito legal. Nunca tinha assistido. A voz deles é muito linda”, opinou.  


Já a estudante Isabela Bastos Cardosos, 10 anos, do 4º ano, também gostou do espetáculo. “Achei bem legal e engraçado. Gostei das roupas deles. Nunca fui a nenhuma peça em teatro”, contou.  



No elenco da opera Bastião e Bastiana estão o barítono Carlos Alexandre Kelert (Mago), o tenor Juliano Barcelos (Bastião), a pianista Gláucia Castilho, a intérprete de Libras Katiucia Olmo, além da soprano cariaciquense Lucimara Viana Teixeira (Bastiana), sob a direção de Marcelo Ferreira.