Crianças aprendem o que fazer caso sejam vítimas de violência

Este ano já foram notificados 52 casos de violência contra criança na cidade.FOTO:  Divulgação

Este ano já foram notificados 52 casos de violência contra criança na cidade.FOTO: Divulgação


Uma criança, de até seis anos, se for vítima de violência, tem consciência do que está acontecendo? Ela sabe como agir? A quem vai pedir ajuda? Pensando nessas questões, a Secretaria de Saúde do município (Semus) está se mobilizando. Por meio do Núcleo de Prevenção à Violência (Nuprev), nestas quarta (16), quinta (17) e sexta-feira (18), serão promovidas ações de Prevenção da Violência na Primeira Infância.


A iniciativa visa a auxiliar os baixinhos a identificarem uma situação de violência física ou psicológica, orientá-los em relação a quem recorrer e como procurar ajuda, caso sejam vítimas. A ação será realizada em quatro Centros Municipais de Ensino Fundamental (Cmeis).


O grupo de teatro do Programa de Saúde e Mobilização Social (Pesmes) fará uma apresentação abordando o tema e as crianças serão envolvidas em atividades programadas por psicólogos do programa Saúde da Criança. As ações ocorrerão nos Cmeis de Flexal, Castelo Branco, Flor de Piranema e Padre Gabriel. A mobilização começará a partir das 7h.


Em 2013, até esta terça-feira (15), foram notificados 52 casos de violência contra a criança em Cariacica. Dessas, 20 têm entre zero e seis anos de idade, o que representa 38,46% dos registros. A informação é do Nuprev.


Lei


A lei federal nº 11.523/2007 institui a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância entre 12 e 18 de outubro. A intenção é conscientizar as pessoas a respeito da importância do período entre zero e seis anos para a formação de um cidadão mais apto à convivência em sociedade e à cultura da paz.



Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Brunella França