Tecnologia aproxima cidadão da administração da cidade por meio da internet móvel

Aplicativo Portal Cariacica oferece interação entre moradores e prefeitura em tempo real.FOTO: Semco/Claudio Postay

Aplicativo Portal Cariacica oferece interação entre moradores e prefeitura em tempo real.FOTO: Semco/Claudio Postay


A subsecretaria de Tecnologia da Informação (SubTI) lança hoje uma nova ferramenta que permitirá a cada cidadão informar, diretamente à secretaria responsável, um problema que houver na cidade. Por meio do Portal Cariacica, dúvidas, reclamações, solicitações e sugestões poderão ser encaminhadas na hora e local em que surgirem. Mas o diferencial será a utilização de imagens para o registro. O próprio aplicativo dá a opção de anexar uma foto feita na hora ou acessar imagens da memória do aparelho.


O objetivo do portal é dar velocidade de resposta à comunidade que, em tempo real, poderá enviar à Prefeitura registros de melhorias que espera do poder público. Um buraco na rua, problemas com sinalização nas vias, carros estacionados em local indevido, possíveis focos de dengue e registros de barulho para o Disque Silêncio são exemplos de serviços que podem ser requeridos.


Além de reclamações, a população terá, de maneira ágil, acesso ao Portal da Transparência, às mídias sociais da Prefeitura, como Facebook, Youtube e Twitter, e acesso às notícias do site institucional. Outros serviços online também estarão concentrados no portal, como Alvará Web, certidões, Imposto Sobre Serviços (ISS), nota fiscal eletrônica e uma lista de telefones úteis da administração.


“Esta é uma ousadia da Prefeitura de Cariacica e mais uma ação que implementamos para agilizar o tempo de resposta para o cidadão, que nos ajudará efetivamente a administrar nossa cidade. O olhar do dia-a-dia do cidadão é importante para não perdermos o foco de que administramos a cidade para cada um deles”, analisa o prefeito Geraldo Luzia Júnior.


 

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Segundo o subsecretário de Tecnologia da Informação, Michel Silva (na foto, com o smartphone, à frente da equipe responsável pelo aplicativo), a cidade de Cariacica sai na frente nessa proximidade entre população e prefeitura usando a tecnologia. “Um aplicativo desse formato é inédito no Estado. Temos exemplos de outras prefeituras que também fornecem esse serviço em internet móvel mas o uso contempla apenas os serviços de suas ouvidorias. Agora, essa abrangência entre os serviços da prefeitura e as redes sociais é o grande diferencial em se tratando de Cariacica”, diferencia.


 

 

Como utilizar


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Para utilizar a ferramenta, o cidadão poderá baixar o aplicativo de maneira fácil e gratuita na loja eletrônica relacionada ao seu aparelho. Usuários de sistemas Android devem procurar na Google Play pelo nome “Portal Cariacica”. Até 30 de outubro, o aplicativo também será disponibilizado para sistemas IOS. Outra forma de conseguir o portal é por meio do QR Code ao lado (imagem à esquerda).


Após instalado, o usuário que quiser entrar em contato com a administração só precisará acessar o Portal e navegar por suas funcionalidades. Um ícone com o brasão do município é a porta de entrada. Depois, os ícones Reclamações, Dúvidas, Sugestões, Solicitações, Ouvidoria, Notícias, Portal da Transparência e Serviços Online direcionam o usuário.


O diferencial do sistema são as fotos. No momento em que solicitar qual serviço necessita e for encaminhá-lo, o cidadão terá a possibilidade de anexar uma imagem feita no mesmo momento ou que esteja no arquivo de seu aparelho.


Funcionamento


Cada mensagem enviada pelo Portal Cariacica será encaminhada a três remetentes. Receberão um e-mail de registro a Ouvidoria, a secretaria correspondente ao assunto tratado e o próprio usuário do Portal. O e-mail contará com o assunto requerido pelo usuário e o número de protocolo gerado, para acompanhamento posterior do processo. Enquanto isso, a Ouvidoria entrará em contato com a secretaria responsável pedindo providências imediatamente.


Este sistema permitirá à administração mensurar quais os serviços mais requisitados pela população. Relatórios semanais e mensais serão gerados e encaminhados aos gestores de cada secretaria, orientando futuras ações de cada área da prefeitura.

Atualizações constantes devem ocorrer e já estão previstas para a próxima versão do programa algumas melhorias, como: anexar vídeos; localizar registro por coordenadas GPS; criação de agenda com eventos da Prefeitura; ranking de assuntos mais acessados; e avisos ou comunicados por meio do próprio aplicativo.

 

 
Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável:Brunella França