Governo Federal comprará alimentos diretamente do produtor rural de Cariacica
Por Marketing, postado em 14/10/2013
![Ao todo, 250 agricultores familiares, sendo 223 agricultores de Cariacica, fornecerão alimentos para as entidades socioassistenciais. FOTO: Semag](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/07/selo1.jpg)
Ao todo, 250 agricultores familiares, sendo 223 agricultores de Cariacica, fornecerão alimentos para as entidades socioassistenciais. FOTO: Semag
Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mantido pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, a secretaria de Agricultura (Semag) realizará, nesta terça-feira (15), a compra de alimentos de 68 produtores cariaciquenses, das 7h às 12h. A partir das 13h, doará para 16 entidades sociais do município. O processo de compra e doação acontecerá no Banco de Alimentos Josué de Castro, localizado em Jardim América.
A novidade é que a aquisição de alimentos será por meio do termo de adesão, não por convênio como era antes. Isto significa que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) assumiu o compromisso financeiro de realizar os pagamentos de forma direta aos agricultores participantes do PAA, onde ficou definido a liberação de R$ 1.125.000,00 para aquisição de diversos gêneros alimentícios para o exercício de 2013.
Ao todo, em atendimento ao termo de adesão, a Semag cadastrou 250 agricultores familiares, sendo 223 agricultores de Cariacica e 27 de outros municípios de forma a garantir uma melhor diversidade de gêneros alimentícios. Tudo o que for adquirido será doado a 32 entidades socioassintenciais, previamente indicadas pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comseas).
Segundo o secretário da Semag, Carlos Cesquim, nesta primeira entrega, está prevista a distribuição de 14 toneladas de alimentos. “Destacamos a entrega de banana prata, banana da terra, banana nanica, banana maçã, mamão, abacaxi, aipim, abóbora, abobrinha, cenoura, beterraba, inhame, biscoito caseiro, pão caseiro, coco verde e seco, vagem, repolho, manga, limão e hortaliças em geral”, declarou.
Cesquim também informou que, para a execução deste programa, os agricultores familiares foram divididos em dois grupos informais, na condição de proximidade por motivo do custo do frete e acúmulo de produtos. As entregas serão realizadas sempre no Banco de Alimentos, quinzenalmente, às terças-feiras, no período da manhã e distribuídos às entidades no período da tarde.
Para o secretário da Semag, o PAA atinge outros benefícios tais como: estimular à produção e à diversificação dos alimentos produzidos pela agricultura familiar; reinserção do agricultor no mercado de trabalho; diminuição do êxodo rural; combate à fome e à desnutrição; melhoria de hábitos alimentares e preservação de padrões alimentares regionais.
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) criado pelo artigo 19 da Lei nº 10.696, de 2 de julho de 2003, no âmbito do Programa Fome Zero, tem como objetivo geral incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar no município de Cariacica e municípios vizinhos por meio da aquisição de produtos agropecuários produzidos por agricultores familiares que se enquadrem no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Estes gêneros alimentícios são destinados ao atendimento das demandas de suplementação alimentar de programas sociais locais, visando à superação da vulnerabilidade alimentar de parcela da população do município de Cariacica.
Recursos
Os recursos financeiros para o desenvolvimento do PAA são oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Por seu papel estratégico no combate à pobreza, o PAA é uma das ações que compõem o Programa Fome Zero e o Plano Brasil Sem Miséria, em seu eixo Inclusão Produtiva Rural.
De 2010 a 2012, mais de 188 agricultores forneceram hortaliças, legumes e frutas para mais de 30 entidades sociais do município de Cariacica.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira