Economia solidária ganhará espaço próprio em Cariacica

Prefeito Juninho e representantes da economia solidária foram conhecer o novo espaço do Arte e Café.FOTO: Semco/Claudio Postay

Prefeito Juninho e representantes da economia solidária foram conhecer o novo espaço do Arte e Café.FOTO: Semco/Claudio Postay


Um ponto de encontro para reunir toda a experiência, vivência e habilidade das mulheres que fazem do seu dia-a-dia o desenvolvimento da economia solidária. Este será o Arte e Café, um centro de comercialização dos produtos da economia solidária, mas que oferecerá diversas outras experiências para quem o frequentar.


Além dos produtos da palha e do fruto da bananeira, bordados em tecidos, materiais de limpeza, tijolos ecológicos, bancos de fomento solidário a empreendedores individuais e muitos outros. Tudo isso com um diferencial: os clientes e produtores poderão se sentar para apreciar uma boa xícara de café enquanto conversam.


A cafeteria será mais um atrativo do local que servirá de local de referência para os grupos que, distantes uns dos outros, sentem dificuldades de competir no mercado. Serão promovidas reuniões da Rede Cariaciquense de Economia solidária, que tem força de fórum municipal para o assunto, eventos culturais e cursos, oficinas para profissionalizar outras mulheres que tenham o sonho de ampliar sua renda de maneira sustentável.



Primeiro passo


Nesta quinta-feira (10), o sonho de quem trabalha de perto com estes produtos se tornou realidade quando foi assinado o contrato de aluguel de uma loja em Itacibá, na antiga agência dos Correios. O prefeito Geraldo Luzia Júnior, secretários municipais e vereadores, junto ao grande público que faz economia solidária todos os dias, estiveram presentes no evento.


Uma destas empreendedoras apareceu no local para aprender e dar seus primeiros passos. Joaquina Francelina quer trabalhar de alguma forma com economia solidária para ampliar sua renda. Moradora de Nova Rosa da Penha, foi convidada por Ednat Cruz e Maria Elizabete Silveira, agentes do Banco Esperança, criado para fomentar novos negócios e a economia da comunidade.


“Ainda não sei com qual tipo de produto vou trabalhar. Quero ver de tudo, saber as dificuldades e os caminhos para chegar lá. Este aqui será um lugar no qual poderemos aprender com quem já passou por isso e pode nos ajudar”, disse dona Joaquina.


Quem aprovou este espaço foram as mulheres do grupo Fazendo Arte, de Porto Novo. Elas produzem trabalhos manuais como bordados e diversos tipos de panos para as donas de casa do bairro e agora poderão expor e vender seu trabalho para toda a cidade. “Sempre sonhamos com este lugar. Já são seis anos de empenho que agora serão muito bem recompensados”, contou Adir Neti Ferreira, 72 anos.


Apesar da assinatura do contrato, ainda restam alguns detalhes para serem vistos e a inauguração será dia 30 de novembro. O prefeito enalteceu o trabalho de sua equipe que agilizou o processo de preparação do local e quer ver a loja como um start para esse tipo de trabalho ganhar em exposição. “A prefeitura auxilia o trabalho dessas pessoas que dedicam a vida à economia solidária. Trabalham duro para gerar renda em suas comunidades. Agora, em Itacibá, poderão mostrar este trabalho para muita gente e serem valorizados por isso”, afirmou.


Serviços do Arte e Café


Comercialização de produtos: artesanato, trabalhos manuais, alimentação e produção de cultura.


Troca de saber: o Arte e Café terá um espaço reservado para a realização de oficinas, reuniões e atividades com objetivo de desenvolvimento e promoção da economia solidária. O espaço funcionará como o embrião para comercialização destes produtos.


Balcão de negócios: alguns produtos que não serão expostos, como os blocos para construção civil, também poderão ser negociados por meio de um agente que trabalhará em contato com empresas para venda no atacado.


Espaço da cultura: eventos culturais de pequeno porte, como lançamentos de livros, exposição de fotos e outras obras de arte servirão para promover laços entre a economia solidária e cultura do município.


Reuniões da economia solidária: o espaço servirá de local para os encontros da Rede de Economia Solidária, que hoje é o fórum municipal para o assunto, além de reuniões do Conselho Gestor e do Conselho Municipal. Outros entes e setores ligados a este setor econômico serão contemplados.


Inauguração: 30 de novembro


Endereço: Rua Manoel Joaquim dos Santos, s/n, Itacibá.


Informações: 3346-6361 (Gerência de Economia Solidária)








Informações Adicionais:
Texto:Marlon Marques
Jornalista responsável:Marcelo Pereira