Peça “Revolução de Caranguejos” abre festival nacional de teatro

Espetáculo aborda as tensões do período da Ditadura Militar no Brasil.FOTO:  Divulgação

Espetáculo aborda as tensões do período da Ditadura Militar no Brasil.FOTO: Divulgação


Com texto de Antônio Carlos Neves e direção de Robson de Paula, “Revolução de Caranguejos” aborda a época da ditadura militar no Brasil. A peça se passa no final da década de 1960 e conta a história de três amigos enclausurados que esperam um comunicado para saber se permanecem onde estão ou fogem.


O espetáculo montado pelo grupo Paiol de Teatro, com incentivo da Lei João Bananeira, abre, neste domingo (13), às 19h30, a nona edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, no Theatro Carlos Gomes. A apresentação é gratuita e os ingressos devem ser retirados a partir das 13h, na bilheteria do teatro.


“Revolução de Caranguejos” teve sua última encenação na Mostra de Teatro Capixaba, nos anos 1980. A montagem do grupo cariaciquense estreou em dezembro passado e fez depois uma temporada na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, em Vitória.


Os artistas responsáveis pela produção teatral pretendem manter viva na memória do espectador/cidadão brasileiro a importância de quem viveu diante da ditadura que imperava na época e não se submeteu às pressões dos opressores, lutando bravamente.



Sinopse


Em 1964, na primeira semana de abril, um estudante, um professor e um tenente, após serem perseguidos, escondem-se em um pequeno apartamento em Brasília enquanto no país ocorre o golpe militar que derrubaria o presidente João Goulart.


A tensão vivida por eles é tanta que os três veem-se obrigados a fugir, correndo os riscos eminentes àquela época. O cenário é de autoritarismo, repressão, censura. O ator Wilton Bastos, que integra o elenco da peça junto com Hudson Braga e João Vitta, diz que o público assistirá a um drama com um misto de sofrimento e angústia.


“Queremos passar para as pessoas o que aconteceu naquela época, qual era o sentimento de quem viveu a ditadura, a reação ao que estava ocorrendo”, conta. O grupo está com expectativa positiva e espera bom público para assistir ao espetáculo. “As pessoas podem esperar muita emoção ao final da peça”, promete o ator.


Ficha técnica
Realização: Grupo Paiol de Teatro, de Cariacica
Texto: Antônio Carlos Neves
Diretor Artístico e Operador de Luz: Robson de Paula
Operador de Som: Carlos Henrique Felberg
Elenco: Hudson Braga, João Vita, Wilton Bastos


Serviço
Espetáculo “Revolução de Caranguejos”
Quando: domingo (13), às 19h30.
Onde: Theatro Carlos Gomes. Praça Costa Pereira, Vitória.
Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos a partir das 13h, na bilheteria do teatro.
Mais informações: 3132-8396.


Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Marcelo Pereira