Caravana de Lutas aproxima crianças de Cariacica do esporte

O que é possível fazer com um tatame, oito modalidades e 16 professores? A Caravana de Lutas, que acontece nesta quarta-feira (29) e quinta (30), das 8h às 17 horas, na Estação Cidadania-Esporte, em Nova Brasília. O evento é aberto ao público e todas as crianças de 6 a 17 anos podem participar.


São esperadas 400 crianças por lá. Entre as lutas estão caratê, jiu-jítsu, kickboxing, boxe, judô, wrestling, muay thai e capoeira. As crianças aprendem todas as modalidades com os professores, que dão aulas de 15 minutos por modalidade.


Os alunos que já participam regularmente das modalidades esportivas oferecidas pela Semesp também participam da caravana. Todos os participantes receberam camisa do projeto, medalha de participação e mochila com lanche.



Uma das participantes é Melissa Lubase Pereira, de 10 anos. Ela, que já faz aula de ginástica rítmica na Estação Cidadania-Esporte, se interessou pelo jiu-jítsu e já quer se matricular para as aulas que são oferecidas no mesmo lugar. "Gostei muito do jiu-jítsu e quero praticar boxe também aqui na caravana", complementou.



A mãe dela, Josiane Lubase, professora e moradora de Graúna, apoia a filha em suas escolhas. "Dou muita força a ela e para mim é gratificante. É um sentimento de muita alegria. Incentivo que ela faça esporte porque ela gosta muito", afirmou. 



A estudante Liz Vitória Pereira Pontes, 8 anos, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Armeloni, de Oriente, gostou muito de praticar muay thai. "Estou achando esse dia muito legal. Ajuda nas atividades físicas", disse ela, que já faz aulas de balé e ginástica rítmica na Estação Cidadania-Esporte.



O coordenador da Associação de Intervenção Familiar do Espírito Santo (Interfami), organizadora do evento, William Francisco Nunes, ressalta que o objetivo da Caravana de Lutas é apresentar para as crianças as modalidades esportivas para que elas experimentem cada uma delas. "A intenção do evento é aproximar as modalidades esportivas das crianças, e fazer com que elas conheçam cada vez mais os esportes".



"O esporte é fundamental. Gera inclusão e transformação nessas crianças. A Caravana da Lutas está trazendo para as crianças de Cariacica uma oportunidade de interagir com as outras modalidades para que eles possam se identificar. E é isso que a gente procura, agregar o social, incentivá-los à prática esportiva e formar grandes profissionais no futuro", destacou o secretário de Esporte e Lazer Renan Escopeli Gomes.


A Caravana de Lutas conta com o apoio da Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), e do Ministério do Esporte.