Alunos da rede municipal de ensino participam de desafio de robótica
Por Aline Pagotto, postado em 29/05/2024
Fotos Jackeline Gomes
Uma peça aqui, outra ali. Logo, elas se tornam um robô funcional e atrativo. São essas instruções que uma turma de alunos da rede municipal de ensino está recebendo durante a oficina “Desafio da Robótica”, realizado nesta quarta-feira (29), no Ifes - Campus Cariacica.
A oficina é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e o Ifes – Campus Colatina, por meio do Laboratório de Extensão em Tecnologias Educacionais e Robótica (Leter).
Os estudantes das Emefs Terfina Rocha Ferreira, Escola do Campo, Manoel Mello Sobrinho, Talma Sarmento de Miranda, Afonso Schwab, Cel PM Orlady Rocha Filho e Eurides Gabriel foram divididos em três categorias (aprendiz, moderado e avançado) com o objetivo de treinar as equipes das escolas de Cariacica para competições de robótica, como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
A secretária municipal de Educação de Cariacica, Luzian Belisario, destaca que a Seme está investindo na ampliação do projeto de robótica para as unidades educacionais da rede. “Estamos também intensificando o projeto nas escolas, uma vez que acreditamos que a robótica contribui diretamente para a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirma.
Segundo o técnico de assuntos pedagógicos da Seme, João Luciano Araújo Viana, a intenção do desafio é fomentar a robótica educacional, desenvolvendo nos alunos o trabalho em equipe, promovendo a inovação na educação e proporcionando experiências pedagógicas deles.
O professor e coordenador da equipe de Robótica do Ifes - Campus Colatina, Renan Osório Rios, destaca que a robótica veio para inovar o ensino. “É uma ferramenta educacional que utilizamos para o aluno aprender a programar. Hoje, eles terão que montar robôs para seguir linha, subir morro, descer morro e se eles chegarem na parte mais avançada, identificar pessoas e colocá-las em um local seguro. É motivador assistir essa produção”, conta.
Experiências
Para a estudante Lizânia Soares Miranda, a ferramenta educacional traz realização e confiança para os alunos. “Quando você monta um robô e vê que o que você fez deu certo, é uma felicidade. É uma realização tão grande que você diz: cara, eu consigo fazer isso funcionar! E levar isso às crianças mais novas, com certeza, vai estimular a confiança nelas mesmas”, explica ela, que é monitora e faz parte dos Titãs da Robótica, equipe formada por alunos do Ifes - Campus Colatina que vão disputar um campeonato mundial na Holanda ainda neste ano.
Atualmente, Cariacica conta com uma delegação para competições de robótica, chamada Pássaro de Fogo. A equipe já possui um prêmio de melhor Escola Pública do Estado no nível 1. A estudante Kelly Victória, 13 anos, do 8º ano da Emef Stélida Dias, em Campo Grande, faz parte da equipe e, para ela, é uma honra participar do projeto.
“É uma responsabilidade muito grande. Eu fui eleita capitã e tive que guiar a equipe na nossa primeira competição. Ninguém sabia direito o que estava fazendo, então eu também aprendi com eles, todo mundo foi se ajudando. Eu quero levar isso para o meu futuro, porque é uma coisa que eu já tenho experiência, que eu gosto, que eu me encaixei”, afirma Kelly.
Já o estudante Bryan Meirelles, 12 anos, do 6ª ano da Emef Manoel Mello Sobrinho, participa pela primeira vez do desafio e está gostando muito da experiência. “É muito legal participar pela primeira vez. Eu espero aprender bastante coisa, como montar um robô, fazer as ligações. E quero ensinar isso para outras pessoas no futuro”, finalizou.