Formação traz experiência do rap como ferramenta de ensino de Geografia
Por Vandique Magalhães, postado em 21/06/2024
Fotos Wagnner Zanon
Professores da rede municipal de ensino participaram na manhã desta sexta-feira (21) de uma formação continuada na Secretaria de Educação, em Itaquari. A atividade reuniu aproximadamente 150 professores.
Durante a atividade foram apresentadas experiências pedagógicas voltadas à formação étnico-racial desenvolvidas em sala de aula. O exemplo disso foi a utilização do “Rap da Altitude”, desenvolvido com várias turmas dos 6º anos da Emef Augusto Luciano, em Cariacica-Sede.
“Com essa experiência em uma das nossas escolas, que utilizou o rap, um ritmo negro geralmente marginalizado, foi ensinado o conteúdo. Com isso, estamos trabalhando como fomentar a educação antirracista”, explicou a professora Vivian Renata da Silva dos Santos, coordenadora do Grupo de Trabalho para Relação Étnico-racial da Educação.
Para o professor Wagner Bertole, que desenvolveu o projeto, a ideia foi utilizar algo do dia a dia dos alunos. “O aprender de uma forma mais lúdica, diferente, utilizando essas ferramentas que eles gostam, sempre resulta em melhor aprendizado e de uma forma mais fácil”, destacou.
A aluna Ana Lívia de Oliveira Camargo Monteiro, 12 anos, do 6º ano da Emef Augusto Luciano, aprovou a inciativa. “Estou gostando muito das aulas de Geografia. É que a gente aprende de uma maneira mais divertida, sem ter que copiar tanto”, opinou.
“É uma aula mais personalizada porque o professor envolve algo que é do nosso cotidiano, da nossa idade, e traz algo mais diferente para os nossos estudos”, disse Ana Hadassa Vitória dos Santos Barboza, 11 anos, também do 6º ano.