Professores participam de formação para plantio de horta escolar

Professores da rede municipal de ensino participaram do municurso de horticultura nesta quinta-feira (27), na sede da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itaquari. A ação é uma parceria entre a Seme e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e visa a qualificar os docentes para plantio em hortas nas escolas.


Participaram quatro grupos de 16 professores de 33 escolas de Cariacica, tanto os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental, em tempo integral e cívico-militares. A carga horária é de quatro horas.


O minicurso é ministrado pela engenheira agrônoma e instrutora do Senar Ana Terra Bravim dos Santos. Os professores aprendem técnicas de como preparar os canteiros, as necessidades de cada hortaliças, adubação, plantio, irrigação, espaçamento de plantações, escolha do local correto da horta, entre outras tarefas. 



A professora Conceição Aparecida Nolasco, do CMEI Maria Izabel Messias Diniz, de Alzira Ramos, foi uma das participantes do minicurso. "Eu fiz uma experiência de plantio de girassóis com os alunos, mas o projeto não deu certo. Foi aí que resolvi participar do minicurso para obter mais conhecimento sobre as técnicas. Eu creio que vai trazer muito resultado na nossa escola", afirmou.



"Obtivemos um êxito no experimento de um projeto de plantio de alface na escola. Foi um projeto para que as pessoas se apropriassem de algo além da sala de aula. Mas fizemos uma outra vez e a colheita não foi muito satisfatória. Com o curso, a gente espera potencializar os mecanismos e aprimorar cada vez mais as técnicas de plantio de hortas", disse o professor Olímpio Muniz Gavi, da Emef Amenophis de Assis, em Vale Esperança.


Ivanilda Vasconcelos Rodrigues Furlani, coordenadora de educação ambiental da Seme, reforça mais um benefício do minicurso. "Traz para os professores e estudantes uma oportunidade de se conectarem com a natureza, de aprenderem sobre preservação ambiental, sobre sustentabilidade, saúde e alimentação saudável".  



"É uma atividade voltada para trazer trazer técnicas, conhecimento, para fortalecer e auxiliar professores. O trabalho nas escolas é fundamental e representa um papel muito importante de como plantar as hortaliças, como escolher essas espécies, como cuidar, escolher um local adequado, entre outras questões", completou Ana Terra Bravim dos Santos, engenheira agrônoma e instrutora do Senar.


A próxima etapa do minuicurso é uma consultoria para conhecer os espaços das escolas e selecionar a área correta para implantação da horta. Já a última etapa é uma atividade prática com professores e alunos sobre como plantar uma horta corretamente.