Alunos de Cariacica estão com robôs prontos para as olimpíadas de robótica
Por Vandique Magalhães, postado em 04/07/2024
Fotos Wagnner Zanon
Oito equipes de cinco escolas da rede de ensino de Cariacica participam da etapa estadual da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR) no próximo dia 20 de julho. As equipes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Talma Sarmento de Miranda já desenvolveram três projetos de robôs para participação na competição.
O primeiro trata-se de um robô construído com a utilização de lego no modelo EV 3. O projeto é de autoria da equipe “Lego Ice” formada por dois alunos da Emef Talma Sarmento de Miranda. A outra proposta, é da equipe spike (pássaro de fogo), que produziu um robô com menor dimensão, mas com características semelhantes ao primeiro.
Já o terceiro projeto, se refere a um projeto maker com a construção de um robô com arduino (placa controladora) produzido pela equipe “Os bananeiras”, em alusão ao ícone da cultura popular de Cariacica, João Bananeira. Todos pertencem a mesma escola.
O critério para julgamento dos projetos da etapa da OBR é que todos os robôs devem percorrer um traçado e cumprir tarefas como resgatar peças ao longo do percurso.
A aluna Kelly Victoria Veríssimo Barros, de 13 anos, do 8º ano, falou sobre o seu interesse pelo tema. “Desde que eu soube da competição já quis participar porque robótica sempre esteve no meu dia a dia. E poder ver com os meus próprios olhos, fazer, montar, programar, isso me deixa muito empenhada. E é isso que eu quero para o meu futuro”, disse.
“Quando tive a oportunidade de participar da equipe de robótica fiquei muito animado. E eu quero continuar nesse caminho, a fim de participar de mais competições e desenvolver mais experiências e conhecimento na área”, contou o aluno Davi Rouver, de 13 anos, do 7º ano.
Já a aluna Amanda Littig Radinz, de 14 anos, do 8º ano, não vê a hora de participar. “Estou bem ansiosa. Eu gosto bastante de robótica porque me proporciona novas experiências e eu posso aprender várias outras coisas. E agora tudo isso faz parte do meu dia a dia. Estou bem animada pra ir”, destacou.
“Estamos assessorando as equipes que estão envolvidas não só com a olímpiada de robótica, mas também com a utilização dos demais recursos tecnológicos disponíveis, a fim de acompanhar e estimular a participação dos alunos nas atividades internas e externas voltadas à ciência e tecnologia”, destacou a técnica de assuntos educacionais da Secretaria de Educação, Mariana Brandão Simões.
Vão participar das olimpíadas as equipes da Emef Talma Sarmento de Miranda e das Emefs cívicos-militares Dr. Afonso Schwab, Terfina Rocha Ferreira e Cel PM Orlady Rocha Filho.