Livro de poesias e bordados eterniza histórias de alunas da EJA de Cariacica

A história de dez alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef|) Maria Paiva, em Cariacica, figura em um livro de narrativa poética em meio a bordados, lançado na última semana.  



O livro “Mulheres que bordam suas histórias” traz uma seleção de poesias construídas ao longo do ano letivo de 2023, a partir de histórias de luta, superação, vitórias, conquistas e sonhos das alunas da unidade educacional.  



A publicação é ilustrada com bordados feitos pelas próprias alunas que também são autoras das poesias sobre suas próprias vidas. A organização e captação das histórias ficou por conta da professora de Artes Andréa Espíndola, que integra o corpo docente da EMEF Maria Paiva, em São Geraldo.  



A aluna Josina Faria Pereira, 74 anos, gostou da experiência. “Essas atividades desenvolveram a nossa mente. Deu mais vontade de vir para a escola. É um trabalho que ninguém deveria deixar de fazer. Foi ótimo”, disse.



Vanderleia Francisca Machado, de 50 anos, também teve a sua história narrada no livro, destacou seu o aprendizado: “Eu gostei muito de fazer e queria continuar de novo. A gente aprendeu muitas coisas. Tem muitos quadros legais que a gente bordou. Foi uma terapia para a gente”, contou.  



“O resultado ficou melhor do que eu imaginava. Elas (as alunas) foram libertas de muitas feridas escondidas. As histórias são interessantes porque tratam da realidade, de amores, lutas, dores, sonhos, choro e muita superação”, destacou a professora de Artes, Andréa Espíndula, a organizadora da publicação.    


Para professora Ângela Monteiro, com 32 anos de experiência, metade deles na Educação de Jovens e Adultos, o trabalho foi gratificante. “Foi que sonhei na vida porque eu já estou trabalhando na EJA desde a década de 90. É um trabalho que me realiza muito. Fomos bordando histórias”, declarou.