Feira de Ciências é realizada por estudantes da escola Talma Sarmento de Miranda
Por Iures Wagmaker, postado em 01/11/2024
Fotos Wagnner Zanon
Os alunos da EMEFTI Talma Sarmento de Miranda, do bairro São Geraldo, colocaram a mão na massa e estão apresentando sua criatividade e inovação na Feira de Ciências, que acontece nesta quinta-feira, 31 de outubro, e sexta-feira, 1º de novembro.
A feira envolve estudantes do 6º ao 9º ano e faz parte de uma iniciativa da Gerência de Educação Integrada, que busca estimular o conhecimento científico de forma prática e lúdica nas escolas da rede municipal de Cariacica.
A professora Queila Lais Pereira, que coordena o evento, enfatiza que “o objetivo da feira é estimular o conhecimento científico dos alunos e promover a interação deles, buscando esse interesse pela ciência de uma forma prática, não só na sala de aula, como teoria”.
A feira ocorre em conjunto com outras escolas da rede de ensino, em um calendário que visa consolidar as atividades de educação integrada.
“As feiras de ciências são uma proposta da Secretaria de Educação, onde estimulamos os professores a propor isso nas escolas e expandir essa prática para outras unidades”. Ela destaca a importância de se ensinar ciência de maneira lúdica, facilitando o aprendizado significativo para os estudantes", explica técnica referência da Secretaria da Educação, Mariana Brandão.
Já o técnico-referência da Seme João Luciano, acrescenta que as feiras são resultado de um trabalho contínuo de capacitação dos professores em ciência, tecnologia e inovação.
“Os professores foram capacitados ao longo do ano a trabalhar com novas tecnologias e ferramentas educacionais, como laboratórios de ciência e impressão 3D”, conta.
O resultado do projeto está sendo o entusiasmo dos alunos. Davi Rouver, aluno do 7º ano, apresenta seu projeto que simula alertas de desastres naturais através de um site programado em HTML.
“A ideia é que a pessoa receba um alerta e notícias em tempo real, tudo o que ela precisa para ficar segura”, explica Davi.
“Vemos os alunos experimentando criar algo com as mãos. Isso traz o lúdico, o prático e dá sentido. Temos que lembrar que eles serão os adultos e profissionais que vão colocar a mão na massa. O envolvimento dos alunos e o sentimento de pertencimento fazem com que eles se sintam valorizados”, complementa a professora Regiane Rocha.
Nos próximos dias, Feiras de Ciências serão realizadas em outras unidades educacionais de Cariacica:
01/11
- 8h: EMEF Talma Sarmento de Miranda 6º e 8º anos (regular)
- 9h20: EMEFTI Professor Cerqueira Lima
08/11
- Vespertino: EMEFTI Eurides Gabriel
14/11
- 13h30: EMEFTI Gladston Régis Barbosa
19/11
- 8h: EMEF Manoel Mello Sobrinho
- 14h: EMEF Talma Sarmento de Miranda