Aprender brincando: alunos usam Chromebooks para atividades em sala de aula
Por Iures Wagmaker, postado em 04/11/2024
Fotos Wagnner Zanon
Quando chega a sexta-feira, muita gente já pensa logo na folga do fim de semana. No entanto, para os alunos do 2º ano da EMEF Maria Paiva, em São Geraldo, o último dia de aula da semana tem outro significado.
No planejamento de atividades semanais da professora Sônia Moreira, sexta-feira é dia de usar o Chromebook como recurso pedagógico. Para o auxílio nas atividades, a ferramenta utilizada é o site Escola Game, que contém, de forma lúdica e tecnológica, diversos jogos pedagógicos.
"Esses jogos enriquecem a aula e criam uma aprendizagem ativa. Dentre eles temos o uso de diversos modelos de letras, como a cursiva e a bastão, por exemplo, o trabalho de escrita de palavras, regras ortográficas, entre outras", explicou a professora.
O uso do equipamento também colabora no aprendizado de outras disciplinas, como o uso das formas geométricas para aprender melhor a Matemática. "Os Chromebooks colaboram com o trabalho realizado no cotidiano. As atividades com uso de tecnologia despertam o interesse dessa geração, que já é naturalmente ligada a esses recursos. Mas para trabalhar de forma intencional e pedagógica, aliamos jogos e atividades para consolidar as habilidades necessárias da turma", completou a professora Sônia.
A Secretária de Educação, Luzian Belisario, destacou a importância do uso da tecnologia na sala de aula: “A tecnologia no processo educacional não apenas moderniza o ensino, mas também amplia as possibilidades de aprendizagem de maneira dinâmica e envolvente para os alunos. Com ferramentas como os Chromebooks, conseguimos unir o lúdico ao pedagógico, proporcionando um ambiente de aprendizagem ativo e significativo.
Tecnologia na educação
Além dos Chromebooks, as escolas da rede de Cariacica contam com outras ferramentas tecnológicas que integram o dia a dia dos estudantes e professores, como impressoras 3D, laboratórios móveis, mesas digitais e diversos outros materiais inovadores. Esses recursos oferecem novas possibilidades de ensino, promovendo o aprendizado prático e o desenvolvimento de habilidades essenciais para os estudantes.