Cariacica debate políticas públicas para idosos na VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Foi iniciada nesta terça-feira (5), em Cariacica, a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. O evento, que segue até a próxima quinta-feira (7), acontece das 8h às 13h na Primeira Igreja Batista de Campo Grande.



Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Cariacica (COMDIC) em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Semas), a conferência tem como objetivo debater questões vivenciadas por pessoas idosas e apresentar propostas a serem implementadas pelos órgãos governamentais. As sugestões levantadas no evento serão levadas para conferências estaduais e nacionais sobre os direitos das pessoas idosas.



Shymenne Benevicto de Castro, secretária municipal de Governo, representou o prefeito Euclério Sampaio na abertura da programação. “Vocês hoje são um exemplo de energia, de vigor e engajamento com a Semas e com o Comdic. Nossa administração já executa várias políticas públicas que levam cidadania e dignidade a vocês. E agora teremos mais propostas de criação de programas específicos para os cuidados com as pessoas idosas”, ressaltou a secretária de Governo.



Para Danyelle Lirio, secretária de Assistência Social de Cariacica, a participação dos idosos na conferência enriquece o debate em busca de melhorias no atendimento a esse público. “O prefeito dá autonomia a nós secretários para executar as políticas públicas para as pessoas idosas. Por isso, Cariacica tem avançado nos serviços voltados a elas, buscando envelhecimento saudável. E isso temos alcançado dentro da assistência social no município”, ressaltou.



Thiago dos Santos Peterle, presidente do Comdic, destacou que falar da pessoa idosa é um tema complexo. “Mas com a conferência podemos avançar nas discussões. Queremos que, com esse evento, possamos crescer como pessoas e como cidadãos”, afirmou.


“Defender direitos é uma necessidade, pois a sociedade não respeita a pessoa idosa. Precisamos sempre cobrar o cumprimento das políticas públicas”, concluiu Moises de Souza Costa, representante da mesa gestora do Fórum Estadual da Pessoa Idosa.


Serviço:


VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cariacica


Dia 6, quarta-feira - 8h às 12h
Dia 7, quinta-feira - 8h às 12h


Primeira Igreja Batista, Campo Grande