Escolas de Cariacica promovem atividades para celebrar o Dia da Consciência Negra
Por Thaiz Blunck , postado em 19/11/2024
Fotos Thaynara Oliveira
Em uma semana marcada pela valorização da cultura e da história afro-brasileira, as escolas da rede municipal de ensino de Cariacica promoveram várias atividades para celebrar o Dia da Consciência Negra.
Comemorada nesta quarta-feira (20), a data, que em 2024 se tornou feriado nacional, foi antecipada nas escolas, envolvendo alunos e professores em ações educativas e culturais.
No CMEI Dom João Batista da Motta Albuquerque, em Nova Rosa da Penha, os pequenos participaram de uma oficina de pintura corporal e, em seguida, fizeram um lindo desfile da beleza africana. As atividades foram acompanhadas de perto pela secretária municipal de Educação, Luzian Belisario.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Terfina Rocha Ferreira, localizada em Itacibá, os alunos participaram de apresentações de dança com coreografias exaltando a valorização cultural e a importância do respeito às raízes afrodescendentes.
Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antero José do Nascimento, no bairro Vale dos Reis, a capoeira, considerada um forte símbolo mais fortes da resistência negra no Brasil, foi destaque. Além disso, os alunos participaram de uma oficina de dança afro.
Projetos pedagógicos são desenvolvidos ao longo do ano
Com objetivo de promover o respeito à diversidade cultural, as escolas de Cariacica desenvolvem vários projetos pedagógicos voltados para a valorização da Consciência Negra e o fortalecimento das relações étnico-raciais durante todo o ano letivo.
Exemplo disso foi a dinâmica feita com alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Rachel do Nascimento, em Flexal II, que usou o lúdico para ensinar sobre figuras negras de destaque, tanto do Brasil quanto do mundo.
Foi feito um jogo da memória, onde as crianças tiveram a oportunidade de conhecer personalidades históricas e contemporâneas negras. Entre os nomes abordados estavam ícones como Gilberto Gil e Milton Nascimento, figuras marcantes da música e da cultura brasileira.
Nesta semana, em especial, os trabalhos foram intensificados com atividades que reforçam o compromisso da rede municipal de ensino em reconhecer as contribuições históricas e culturais da população negra, ao mesmo tempo, em que educam para combater o racismo e valorizar a diversidade como riqueza da sociedade brasileira.