Prefeitura de Cariacica já eliminou mais de 70 mil processos físicos em 2024
Por Thaiz Blunck , postado em 29/11/2024
Fotos Pixabay
A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), eliminou 70.384 processos físicos ao longo de 2024. A ação foi realizada após a constatação de que o valor administrativo, legal ou fiscal dos documentos havia se esgotado, respeitando os prazos de guarda definidos pela Tabela de Temporalidade.
O descarte seguiu as normas estipuladas pelo Decreto nº 069/2019 e ocorreu em duas etapas: na primeira, foram descartados 35.778 processos. Na segunda fase, o número alcançou 34.606, totalizando mais de 70 mil documentos eliminados de forma segura e responsável.
Para o secretário municipal de Administração, Renan Poton, a medida representa um avanço importante na organização e eficiência da gestão pública.
“A eliminação dos processos físicos, realizada com responsabilidade e dentro dos prazos estabelecidos pelo Decreto Municipal, é fundamental para mantermos uma gestão mais organizada e eficiente da massa documental produzida ao longo dos anos”, afirmou o secretário.
Processo de digitalização será iniciado em 2025
Ainda de acordo com o secretário de Administração, em 2025 será iniciado o processo de digitalização de toda a massa documental disponível no arquivo público municipal.
“No ano que vem, iniciaremos a digitalização dos processos que estão sob a custodia da Coordenação de Arquivo Público, com a finalidade de diminuir a massa documental acumulada ao longo dos anos e facilitar a consulta aos processos, fato que será possível graças ao empenho da equipe do arquivo, da disponibilização de equipamentos e da publicação do Decreto Municipal nº 251/2024”, explica ele.