Oficina de artesanatos do CCPI: produção de peças natalinas e de laços de amizade
Por Joviana Venturini, postado em 10/12/2024
Fotos Claudio Postay
Feltro, miçangas, linhas, fitas e paetês. Esses têm sido os materiais que estão compondo o clima de Natal no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), em Jardim América. Os usuários do serviço estão produzindo peças com temas natalinos na oficina de artesanato.
Os trabalhos ganharam o tema “Fiz Pensando em Você”, com objetivo de produzir adereços temáticos para, ao fim do período das aulas, serem presenteados para algum amigo ou familiar. “Nossas oficinas tem o objetivo de estimular que cada um expresse sua criatividade e sua arte. Quando estão aqui, os idosos esquecem a vida lá fora, e as atividades ainda estimulam a concentração e a convivência”, explicou a oficineira Érica Cristina Alves Mantovani.
E as idosas que participam levam a sério quando o assunto é criatividade e mostram todo o talento nas peças que estão produzindo em feltro, enfeitando tudo com muitas cores. Além disso, garantem que até a própria vida ganha um brilho diferente.
“Eu coloquei uma meta de sempre aprender uma coisa nova e é isso que estou fazendo. Com o artesanato, coloco minha memória para funcionar. Se a mente ficar parada, fica atrofiada”, afirmou Carla Lima de Oliveira, de 61 anos, que vai presentear a cunhada Penha com a peça produzida nas aulas.
Para outras idosas, a convivência com as colegas é preciosa. Ela já é artesã, mas encontra nas aulas um motivo para querer aprender cada dia mais. “Eu sei fazer muita coisa, mas ainda não sei fazer tudo. Aqui no CCPI eu sempre aprendo alguma coisa e ainda convivo com pessoas. Isso faz com que meu dia passe bem rápido”, acrescentou Elisabeth Trancoso, de 69 anos.
As oficinas de artesanato fazem parte da programação regular do do CCPI, que também conta com aulas de música, teatro, dança, jogos de memória e esporte, além de atendimento psicossocial.
Danyelle Lirio, secretaria de Assistência Social de Cariacica, destaca a importância das políticas voltadas para os idosos no município. “O CCPI é um sucesso, uma demonstração da preocupação do município com os idosos. Comas a oferta de oficinas, nosso objetivo é fortalecer os vínculos familiares e incentivar a interação social e comunitária”, disse.
Para se inscrever no CCPI, e aguardar uma vaga, o idoso pode ir à sede do centro, que fica na Rua Honduras, 37, das 8h às 17 horas, levando documento de identificação e comprovante de residência.