Idosos recebem crianças para a festa de Natal no Centro de Convivência
Por Joviana Venturini, postado em 10/12/2024
Fotos Jackeline Gomes
Um encontro de gerações na festa de Natal, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), nesta terça-feira (10). A turma com mais de 60 anos recebeu um grupo de crianças do grupo de maculelê do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Porto Novo para um momento de integração.
Isabella dos Santos Moreira, 12 anos, uma das usuárias do Cras de Porto Novo, participou da manhã de intercâmbio e para ela foi um momento de grande aprendizado. “No dia a dia, a gente se sente bem por ver os idosos, pessoas que viveram mais. A gente pode se preocupar com eles, perguntar como eles estão”, disse a estudante.
“Esse encontro intergeracional é uma oportunidade de misturar os idosos com as crianças e mostrar que, mesmo em idades tão diferentes, eles podem experimentar essa troca de experiências”, explicou Danyelle Lirio, secretário de Assistência Social de Cariacica.
O encontro natalino contou com apresentações de canto, dança temática, exposição de artesanatos produzidos nas oficinas, além de muita confraternização.
Foi também dia de reencontros. Dona Constância Maria da Conceição Silva, de 69 anos, voltou ao CCPI no dia da despedida do ano para rever os colegas depois de quatro meses afastada devido a uma embolia pulmonar. Chegou ficar quatro dias na UTI e ainda precisou reduzir as atividades.
“Estou emocionada por ter a oportunidade de voltar, porque estava com saudades. Aqui é uma grande família”, disse ela, ao lado do marido Luiz, de 77 anos, que ajudou a cuidar da mulher durante a doença, mas sempre arrumava um tempo para ir às atividades do local.
Para se inscrever no CCPI, e aguardar uma vaga, o idoso pode ir à sede do centro, que fica na Rua Honduras, 37, das 8h às 17 horas, levando documento de identificação e comprovante de residência.
No próximo ano, a população de Cariacica vai contar com mais uma unidade do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), agora em Campo Grande. “A inauguração está prevista para o início de 2025. Será mais uma conquista voltada para os idosos do município”, completou Danyelle Lirio.