Prevenção às chuvas: barco na limpeza do canal de Itacibá

O serviço começou na região da ponte de Itacibá e seguirá o curso d’água até o trecho do bairro Itanguá.FOTO: Semco/Lucas Calazans

O serviço começou na região da ponte de Itacibá e seguirá o curso d’água até o trecho do bairro Itanguá.FOTO: Semco/Lucas Calazans


Os trabalhos de prevenção aos danos que a temporada de chuvas pode trazer ao município continuam. Nesta terça-feira (8), foi dado início à retirada da vegetação aquática que crescia e avançava para o leito do canal de Itacibá, um dos maiores da cidade. O serviço começou na região da ponte de Itacibá e terá duração aproximada de um mês, seguindo o curso d’água até o trecho do bairro Itanguá. Funcionários da secretaria de Serviços e Trânsito (Semset) executam a limpeza com o auxílio de um barco de alumínio, cedido pela secretaria de Meio Ambiente (Semmam). A ação é a segunda intervenção no canal de Itacibá este ano. No primeiro semestre de 2013, o valão recebeu serviços de remoção de entulho e de lixo do leito.


Itacibá e Itanguá são os primeiros bairros a receber a manutenção embarcada de canais na cidade. Posteriormente, outras comunidades cortadas por valões terão o serviço de prevenção aos danos das chuvas. “Nosso trabalho de limpeza de canais será constante. O canal de Itacibá, por exemplo, mesmo já tendo sido limpo há pouco tempo, já está sendo encoberto pela vegetação aquática, os aguapés. Com a retirada que estamos fazendo, combatemos dois perigos. O primeiro, a retenção de lixo, que impediria a vazão das águas em um dia de chuva forte. O segundo, é o ambiente favorável para a proliferação de mosquitos”, observou o secretário da Semset, Wellinghton Nascimento de Lima.


Comitê de Prevenção de Desastres Naturais


Desde janeiro, em Cariacica, foi criado o Comitê de Prevenção de Desastres Naturais. A partir de então, as secretarias de Governo, de Assistência Social, de Saúde, de Serviços e Trânsito, de Obras, de Meio Ambiente, de Comunicação e de Agricultura, além da Defesa Civil municipal promovem reuniões mensais (ou quinzenais, em casos de necessidade), onde são traçadas ações preventivas e de atuação prática em relação aos impactos das chuvas. Em caso de desabrigados ou desalojados, Cariacica já tem mapeadas igrejas com templos disponíveis para receber as vítimas.


Essas igrejas estão localizadas em sete bairros da cidade, e têm capacidade para acolher mais de 500 pessoas. O município mantém estoque de colchões e de cestas básicas, e tem capacidade de obtenção rápida de água potável para ser fornecida se assim for necessário. As escolas municipais, comumente utilizadas como abrigos em situações críticas com chuvas, no passado, serão o último recurso no acolhimento das vítimas das chuvas. A medida visa a evitar interrupções das aulas e atrasos no ano letivo.


A limpeza dos 166 canais de Cariacica está 90% concluída. Os esforços estão sendo intensificados neste mês de outubro nos 10% restantes, localizados nos bairros Vasco da Gama, Novo Brasil, Padre Gabriel, Porto Novo, Flexal II e Castelo Branco, com finalização prevista para até novembro. Também continua a limpeza dos bueiros em todo o município. A instalação de lixeiras é outra medida adotada e tem sido intensificada para evitar que o lixo seja jogado nas ruas pela população e vá para dentro das redes de drenagem. Até o fim de outubro, na feira de Campo Grande, está prevista a realização da primeira experiência de cobertura dos bueiros com telas para evitar a queda de frutas, legumes, espetos de churraco, papéis e todo tipo de sujeira, ao longo da avenida Expedito Garcia.



limpabarco2


A prefeitura pede a colaboração da população para manter a cidade limpa e não jogar lixo e entulho nos valões. O telefone para o agendamento do serviço de recolhimento de móveis e eletrodomésticos velhos, que muitas vezes vão parar dentro dos canais, é o 3346-6427 (Serviço Papa-Móveis). Já em relação ao lixo doméstico, o munícipe deve acondicioná-lo em sacolas plásticas e deixá-lo para coleta uma hora antes da passagem do caminhão no bairro. O telefone do Disque Lixo de Cariacica é o 0800-2839887.





Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira