Combate à dengue: ações de conscientização são realizadas em Castelo Branco e Itacibá
Por Aline Pagotto, postado em 19/12/2024
Fotos Jackeline Gomes
Para conscientizar a população sobre a importância de evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizaram visitas domiciliares e a estabelecimentos de Castelo Branco, nesta quinta-feira (19).O objetivo da ação foi detectar possíveis focos e aplicar larvicida, a fim de erradicar os focos do mosquito.
Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos também atuaram na limpeza urbana, com recolhimento de entulhos, capina e varredura.
Logo após, os agentes também fizeram a aplicação de larvicida em canais, para eliminar criadouros e minimizar os riscos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Além disso, membros do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms) da Semus levaram informações acerca das doenças pelas ruas de Itacibá. Eles levaram para ação uma réplica do mosquito da dengue para explicar o ciclo de vida, forma de transmissão, diagnóstico e forma de combate ao agente transmissor das doenças.
A coordenadora de vigilância ambiental da Semus, Regina Marta Silva, diz que as ações visam a levar ao maior número de pessoas a informação sobre a dengue e outras doenças. "Precisamos conscientizar a população para podermos erradicar os focos e criadouros do mosquito, evitando a transmissão e os casos de dengue e outras doenças", afirma.