Itinerário das motos-fumacê já está disponível

Os munícipes podem acessar o roteiro pelo site da Prefeitura.FOTO: Semco/Lucas Calazans

Os munícipes podem acessar o roteiro pelo site da Prefeitura.FOTO: Semco/Lucas Calazans


O itinerário das motos-fumacê está disponível para a população de Cariacica. Para acessá-lo, basta entrar no site da Prefeitura: www.cariacica.es.gov.br e clicar no menu “Utilidade Pública”. O roteiro indica onde as motos estarão, de segunda a sexta-feira. O horário de atuação delas é das 17h às 21h30. Em casos de chuva, o serviço não é disponibilizado.


De acordo com o itinerário elaborado pela Vigilância Epidemiológica do município, nesta primeira etapa, 44 bairros serão contemplados pelo serviço. Entre eles, Porto de Santana, que é o líder em números de casos suspeitos de dengue, com 341 notificações. O fumacê elimina o Aedes aegypti adulto e o culex, também conhecido como pernilongo.


Cariacica recebeu dez motos-fumacê. Os veículos são adaptados com bombas para fazerem o trabalho de dedetização em locais inacessíveis ao carro, como becos, ruas estreitas e subidas íngremes. De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica, Denise Carramanhos, são justamente os bairros com essas características que apresentam mais casos de dengue e maiores índices de infestação de mosquitos.


Em Cariacica, até o dia 28 de setembro, o orgão notificou 9.420 casos suspeitos da doença e a tendência agora é que este número aumente. Com o aumento da temperatura e a chegada da época das chuvas também há maior proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, foi lançado mão de mais esse recurso preventivo.


Fumacê


A secretaria de Saúde (Semus) orienta para que, quando o carro ou a moto com o inseticida passar, o morador deve abrir portas e janelas. Também lembra que é preciso tomar alguns cuidados, tais como: cobrir viveiros de animais, potes de água e comida, proteger crianças e idosos propensos a asma e alergias, e, por fim, evitar a exposição dos alimentos ao inseticida.


Dengue


A dengue é uma doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti contaminada pelo vírus. Entre os sintomas, estão: febre alta, dor nos olhos, dor de cabeça, dor no corpo e nas articulações. Pode haver também a manifestação hemorrágica.


Prevenção


A conscientização, prevenção e mobilização social são instrumentos importantes para o combate à dengue. A população pode ajudar de diversas formas a prevenir a doença. Entre elas, cuidar da limpeza e manutenção da própria residência, para que não haja focos do mosquito. Permitindo, inclusive, que o agente da dengue, devidamente identificado, entre em sua casa para fazer a busca de focos.


Cuidados contra a dengue:


- Mantenha caixas d`água, tonéis, tambores, barris, cisternas e poços bem fechados. Tampe com a tampa própria ou telas. Não use plástico.


- Lave a caixa d`água com escova e sabão a cada seis meses. Os outros reservatórios devem ser lavados uma vez por semana.


- Elimine xaxins e pratinhos de vasos de plantas. Se não for possível, escorra a água todos os dias e lave o pratinho com escova, água e sabão uma vez por semana. Ou coloque areia até a borda do pratinho.


- No caso de plantas aquáticas, a água deve estar no nível abaixo do material que está dentro do vaso, com pedras e enfeites. A água deve ser trocada, o vaso e o material dentro dele devem ser lavados com escova, água e sabão uma vez por semana.


- Fure e entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza pública ou para reciclagem. Caso precise ficar com os pneus, guarde-os sem água em local seco e coberto, protegidos da chuva e de goteiras.


- Se for utilizado como brinquedo, fure o pneu em vários lugares, evitando que a água se acumule dentro dele.


Denuncie:


Para denunciar casos de dengue e situações que favoreçam a proliferação de mosquitos, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses: 3346-6518 ou 3346-6519.


Disque Dengue: 3343-6633





Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Marcelo Pereira