Passeio ciclístico une lazer e conscientização contra o câncer de mama em Campo Grande

Quem não tinha bicicleta também pôde participar da ação que coloriu a Expedito Garcia de rosa.FOTO: Semco/Lucas Calazans

Quem não tinha bicicleta também pôde participar da ação que coloriu a Expedito Garcia de rosa.FOTO: Semco/Lucas Calazans


A manhã do último domingo (6) foi bem diferente na avenida Expedito Garcia, em Campo Grande. Ao invés de carros, motos e ônibus circulando, a via foi interditada para ciclistas e pedestres. Era o passeio ciclístico da ação Outubro Rosa, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que, de uma maneira diferenciada, reforçou a importância da prevenção ao câncer de mama. Muita gente acordou cedo, pegou sua bike e se dispôs a aderir à campanha, depois de se cadastrar numa tenda montada na altura do Centro Comercial Campo Grande e receber sua camiseta.


 

 

 

 

marlene1


Caso da professora Marlene Teixeira, 43 anos, que levou sua filha, a estudante Joyce Zaninho, 17, para a rua. Moradoras de Campo Grande, elas só eram elogios. “Andar de bicicleta, além de combater o sedentarismo e promover a saúde, reforça a mensagem de que as mulheres não se devem descuidar com o próprio bem-estar. O exame de mamografia é um pouco desconfortável mas é muito importante e deve ser feito”, comentou Marlene. Ela não esquece de fazer o check up todos os anos. “Através da mamografia, já identifiquei nódulos benignos. É por isso que estou sempre alerta”, informou. A filha apoiou a ideia que moveu o passeio. “É legal porque a mensagem contra o câncer de mama não fica só no ambiente médico. Vai para a rua também. Aliás, a Expedito Garcia deveria ser interditada todos os domingos para o lazer”, sugeriu.


 

lucimar1


O escultor Lucimar Portela Ferreira, 49, gostou de unir conscientização pela saúde e lazer. Ele saiu de Sotelândia e não foi sozinho: levou cinco netos dos 12 que tem. “Nós gostamos de andar de bicicleta. Fiquei sabendo da ação e convenci a garotada a pular da cama mais cedo. É ótimo porque eles passam a mensagem da luta contra o câncer para as mães. Se nós, homens, temos que nos cuidar por causa da próstata, as mulheres também devem ficar atentas”, declarou. O avô e sua turma fizeram o percurso do bairro até Campo Grande em 12 minutos. E reforçaram a ideia de que a via fosse reservada ao lazer todo domingo. “Deu muito certo em Vitória na avenida Dante Michelini, na Praia de Camburi. Cariacica tem necessidade de áreas de lazer e seria ótimo se isso acontecesse por aqui”, torceu.
A mensagem é para o público feminino mas muitos homens também participaram. O técnico de segurança do trabalho, Welinton Ferreira Stieg, 34, mora em Cruzeiro do Sul, e acha que a campanha é para todo mundo. “É nosso dever alertar nossas mães, irmãs e esposas. E esse passeio une lazer e conscientização. Quando a campanha passar, a Expedito Garcia deveria virar ponto para ciclistas e pedestres aos domingos”, reforçou.


Café da manhã


O participantes seguiam pela avenida atrás de um trio elétrico, que tocava música e transmitia mensagens educativas sobre prevenção ao câncer de mama. Antes, porém, a equipe do professor de Educação Física Rafael Barbosa, de secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Semcel), promoveu um aquecimento físico bem animado já que a manhã era toda da saúde.
O prefeito Geraldo Luzia Júnior também participou do evento. Antes do início do trajeto, ele reforçou a questão da prevenção. “A medicina do nosso tempo deve sermais preventiva que curativa. Este ato é importante pois servirá para conscientizar as nossas mulheres o quanto é necessário termos que nos cuidar”, destacou.
A participação foi liberada para quem não tinha bicicleta. Assim, ciclistas e pedestres deram seu apoio ao Outubro Rosa, segurando balões e gritando palavras de ordem. O evento terminou com um café da manhã reforçado na avenida Campo Grande. Depois das pedaladas, a garotada pôde se divertir nos brinquedos infláveis instalados lá.


Informações Adicionais:
Texto: Marcelo Pereira
Jornalista responsável: Alcione Coutinho