União Jovem de Itacibá se prepara para levar Cariacica ao Sambão do Povo

Nos preparativos para entrar no sambódromo neste carnaval, a União Jovem de Itacibá reúne os amantes da folia para fazer bonito na avenida. Considerada a escola de samba mais antiga de Cariacica, o samba-enredo vai homenagear o município e sua modernidade. 


Com o tema “Do rural ao urbanismo, Cariacica! Município que almejou a modernidade que Aloízio sonhou”, a escola encerrará o Carnaval de Vitória, sendo a última a desfilar no domingo, 23 de fevereiro. 


Fundada em 22 de maio de 1976, como bloco de rua, a agremiação possui o colibri como mascote. Com um desfile leve e bem colorido, a escola traz no primeiro setor o cenário rural, mostrando um pouco das principais rendas na pecuária.


“Contaremos a história do desenvolvimento do município de Cariacica desde a chegada de Aloízio Santos em nosso solo. Antes era um município visto como apenas uma área rural do Espírito Santo. Através de sonhos e projetos que foram de grande empenho do homenageado, hoje se concretiza a era de ouro. Foi um salto de grande importância para nosso povo que hoje vive mais feliz em uma cidade conceituada, moderna e urbana”, disse o mestre de bateria, Matheus Neri. 



Por trás da agremiação, há muita dedicação, trabalho e determinação da comunidade. No barracão, os preparativos estão intensos e a escola está ansiosa para entrar na avenida.


Aloízio Santos e a zona rural 


“Nós vamos exaltar a importância do trabalho rural presente em nosso município e também as melhorias que nossos serviços básicos para a população vem conquistando ao longo dos anos, assim homenageando Aloízio”, comentou o carnavalesco Neném. 



Rainha de bateria da escola há dois anos, Joyce Krystyny expressou a felicidade em entrar na avenida pela agremiação cariaciquense mais uma vez. “Desfilar pela União Jovem de itacibá é uma experiência vibrante que envolve a comunidade em torno da tradição carnavalesca. Me sinto lisonjeada por estar abrilhantando a frente da bateria Força Jovem”, falou. 


Levando as cores verde e branco, a União Jovem está no Grupo B do Carnaval capixaba e vai desfilar com um carro, dois tripés, 15 alas e 550 componentes. 


Cante o samba!

Meu samba é União, tem que respeitar 
Muito prazer, sou Itacibá! 
Em verde e branco minha escola dá um show
Eternizando uma história de amor  


Cariacica…  
Terra abençoada que escolhi para morar  
Aqui cheguei. Plantei e colhi a esperança  
O amor à natureza, herança de um cocar  
Descobri um povo com bravura a lutar  
Vida rural…  
Que deu lugar à urbanização  
Onde o progresso ergue a história  
Cartão-postal, se fez então  

Na memória do povo: Aloísio Santos  
Seu nome não se apagará!  
Trabalhar e cumprir, foi seu DNA  
A União vem te exaltar  

Baila um colibri  
No céu azul desse recanto de valor  
Que acolheu o sergipano sonhador  
Honras, afinal  
Hoje cantamos o “baixinho genial”  
Eternizado na memória  
Inspiração do meu carnaval