Parceria de sucesso: alunos de docência da Ufes vão realizar estágio na Escola do Campo
Por Mariana Santos, postado em 11/02/2025
Fotos Divulgação
A manhã de segunda-feira (10) foi reservada para os estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) se apresentarem para seus novos alunos da escola Margarete Cruz Pereira. A rede de ensino da Prefeitura de Cariacica vai receber 18 universitários para auxíliar nas atividades.
Em uma parceria, os alunos da Ufes vão realizar um estágio em docência na Escola do Campo durante dois anos. Por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), os professores em formação vão receber bolsas para participarem do projeto de iniciação à docência, que é desenvolvido por Instituições de Educação Superior (IES) em conjunto com as redes de ensino.
Segundo a secretária de Educação de Cariacica, Luzian Belisario, os estudantes vão contribuir para o ensino dos alunos da rede municipal. “É uma oportunidade para conhecerem como será depois que eles concluírem o curso. Será um grande aprendizado para eles e também para a nossa equipe, que durante esse tempo vai receber esse apoio, que foi muito bem-vindo”, comentou.
“Temos universitários de Ciências Humanas e de Linguagens. Eles irão atuar no auxílio aos professores, nas diversas práticas pedagógicas em sala de aula, no auxílio com os estudantes que precisam de reforço escolar, irão auxiliar na educação especial, nos eventos escolares, nas atividades de gestão, nas atividades junto à pedagoga da escola e todas as demais atividades que a escola julgar necessárias”, explicou a coordenadora do Pibid em Educação no Campo, Andressa Dias Koehler.
O programa visa fomentar a formação de professores no país e ocorre em diversos locais. “Estamos muito felizes de participar. Para esses estudantes é algo muito inédito e importante na formação de professores da educação do campo aqui do nosso Estado”, concluiu.
Para o coordenador do curso, Daniel Junqueira, as atividades práticas são essenciais. “É uma experiência que apoia e que dá suporte para a formação teórica junto com a prática”, comemorou.