Prata e bronze: alunos da rede de ensino são destaque na Olimpíada de Matemática
Por Mariana Santos, postado em 11/02/2025
Fotos Divulgação
Os alunos da rede pública de ensino do município deram show na 19° edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Cerca de 34 estudantes receberam medalhas de prata e bronze ou menção honrosa. O resultado evidencia o trabalho feito pelo município com os alunos da rede.
A Olimpíada é dividida em duas fases, sendo a primeira composta de uma prova objetiva de 20 questões e a segunda de uma prova discursiva de seis questões. Matheus Henrique, de 14 anos, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Mello Sobrinho, representou o município e recebeu medalha de prata. Esta é a segunda vez que o estudante recebe a premiação. “É uma honra muito grande representar minha escola e meu município. A gente vê que todo esforço valeu a pena”, disse.
A secretária da Educação, Luzian Belisario, expressou a felicidade em ver o município recebendo alunos talentosos. “Para nós é motivo de muito orgulho poder ver nossos estudantes sendo reconhecidos na OBMEP. Este resultado nos mostra que estamos no caminho certo e que sempre vale a pena investir na educação para proporcionar um ensino de qualidade”, comentou.
A OBMEP, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), é promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Além disso, é uma competição científica que visa incentivar o estudo da matemática e identificar talentos.
Os alunos premiados recebem medalhas, menções honrosas e oportunidades de ingresso em programas de iniciação científica e no ensino superior.