Alunos da Guarda Municipal de Cariacica fazem aulas práticas de armamento e tiro

Uma turma de alunos da Guarda Municipal de Cariacica participou nesta terça-feira (11) de uma aula prática de tiro com pistolas ponto 40. O conteúdo além de obrigatório para a formação dos novos agentes também é uma necessidade para o porte de arma expedido pela Policia Federal.    


Sob a coordenação de instrutores credenciados, os agentes fizeram aula preparatória para avaliação de porte de arma de fogo com disparos sequenciais de tiros de curta e média distância em alvos fixos do tipo silhueta humanoide e multicolorido conforme normativa elaborada pela Polícia Federal.  


“O disparo de arma de fogo é o último recurso que o agente da Guarda Municipal deve lançar mão. Mas o treinamento é fundamental para qualificá-lo no manuseio da arma para defesa de outrem e para resguardar a sua vida”, destaca a subsecretária da Secretaria de Defesa Social, Marly Arnoni.  



Antes dos exercícios práticos os agentes tiveram conhecimentos teóricos sobre os vários tipos de armamento, especialmente as pistolas ponto 40 e também aprenderam técnicas de maneabilidade, montagem e desmontagem.  


Com uma carga horária de 980 horas, o curso de formação da Guarda Municipal de Cariacica será concluído em abril, depois de concluidos novos conteúdos práticos operacionais exigidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), como emprego de instrumentos não letais e defesa pessoal.