Educação na zona rural: escola com turma multisseriada se destaca nos resultados de aprendizagem

No coração da comunidade de Cachoeirinha, na zona rural de Cariacica, uma escola do campo continua firme na missão de transformar a vida de crianças da região com muito carinho, acolhimento, dedicação e educação de qualidade.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cachoeirinha, anexo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Valdice Alves Baier, é a única unidade da rede municipal com uma sala multisseriada, onde uma professora ensina alunos do 1º ao 5º ano, respeitando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).



A escola, que atualmente conta com 12 alunos matrículados, obteve o melhor resultado de Cariacica em Matemática no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), com crescimento de 87 pontos. Já em Língua Portuguesa, o crescimento foi de 67 pontos.

Uma das atividades realizadas e que chama a atenção por lá é o cantinho da leitura, onde as crianças e a professora se reúnem ao ar livre, à sombra das árvores, para conhecer novas histórias através de livros. Além disso, os alunos contam com uma estrutura completa, com merendeira, auxiliar de serviços gerais, uma portaria para auxiliar as crianças e recebê-las também quando chegam no transporte, por exemplo.

A diretora Flaviane Salles, que está à frente da EMEF Valdice Alves Baier, no bairro Areinha, e também faz a gestão da EMEF Cachoeirinha, destaca a importância da escola para a comunidade.



"A EMEF Cachoeirinha é uma conquista da comunidade local, uma preservação histórica. A maioria dos nossos alunos são filhos de ex-alunos dessa unidade de ensino, que a prefeitura de Cariacica abraça e preserva com ensino de qualidade, então tudo o que chega para os alunos da rede municipal também chega para Cachoeirinha. É uma escola do Campo que abraçamos com muito carinho", afirma ela.

Já a professora Eliane de Souza Sarmento, responsável por ensinar os alunos de todas as séries, afirma que vale muito a pena encarar alguns quilômetros todos os dias para ensinar sua turma que, aliás, é muito interessada é aprender.



"O que me traz a Cachoeirinha é estar no meio dessas crianças que realmente querem aprender. Aqui, eu não vejo violência, parece que as crianças são diferentes. Eu amo vir para cá, eu amo estar neste lugar, eu amo essa comunidade. Os pais são muito presentes, parceiros... Eu estou aqui por amor mesmo", diz ela.

Para os alunos, todo esse carinho e a dedicação dos profissionais são sentidos diariamente. Agatha Barros Rocha, de 9 anos, conta como é estudar em uma escola do campo.




" Ah, é muito legal! A professora é legal, os colegas também. É muito diferente ter só uma sala, mas é bom também que não fica tumultuado e são poucas crianças. É muito gostoso estudar perto da natureza, sentir o ar puro. Eu espero aprender muitas coisas neste ano", afirma ela.

Outro aluno da EMEF Cachoeirinha é o Robert do Nascimento Barcelos, de 10 anos, que está no 5º ano.



"Eu gosto muito de estudar aqui! Tem pessoas conhecidas e estudar em uma única sala é legal porque são poucas crianças. A tia Eliane também é muito legal", disse ele.