Alunos da Guarda de Cariacica têm aulas práticas sobre armas não letais e procedimentos em áreas sob ameaça

Técnicas operacionais para abordagens, desembarque de viaturas e uso de instrumento não letal estão entre os temas das aulas entre os dias 10 e 16 de fevereiro que foram ministradas para os 68 alunos da Guarda Municipal de Cariacica. Após três meses de curso realizado no campus do Ifes de Cariacica, a formação iniciou sua parte prática.  


Durante a semana, os agentes realizaram simulações práticas de intervenções operacionais em unidades educacionais sob alguma ameaça, além de outros procedimentos operacionais, como abordagens, revista pessoal e o uso da Tonfa, uma arma menos letal de defesa pessoal.  


O conteúdo faz parte da formação dos alunos da Guarda Municipal de Cariacica. “Todo o conteúdo prático e teórico é muito importante para qualificar os alunos para o trabalho operacional nas ruas após se habilitarem ao final do curso”, explicou o secretário de Defesa Social, Cláudio Victor.  


Outro grupo de alunos participou de exercícios práticos de tiros com pistolas ponto 40, após assistirem aulas teóricas sobre os vários tipos de armamento, técnicas de maneabilidade, montagem e desmontagem da arma.  



Com uma carga horária de 980 horas, o curso de formação que teve início em dezembro de 2024, será concluído em abril. Nesse período inicial já tiveram aulas sobre atividade policial, regulamento disciplinar, Estatuto da Criança e do Adolescente, noções de direito penal entre outros conteúdos.