Cariacica avança nas metas com a coordenação de Ecossistema de Inovação

A coordenação do ecossistema de inovação do município se reuniu, na manhã desta quinta-feira (13), na primeira reunião de alinhamento sobre inovação do ano. A reunião foi realizada ma Prefeitura de Cariacica e o objetivo foi alinhar metas e indicadores para o futuro da inovação na cidade. 


O encontro reuniu representantes da equipe técnica da subsecretaria de Governo Digital, Inovação e Cidades Inteligentes, além de diversas entidades que compõem o ecossistema de inovação como Associação Empresarial de Cariacica, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Multivix e também a consultoria estratégica em inovação Impact HUB.


Com o trabalho técnico desenvolvido pelo ecossistema de inovação, o Plano de Inovação da cidade avança com passos firmes. Para o subsecretário de Governo Digital, Inovação e Cidades Inteligentes, Teófilo Dias, logo será possível ver os resultados. “Acreditamos que em breve colheremos os bons resultados desse esforço conjunto, transformando Cariacica em um polo de inovação e desenvolvimento para todos”, disse. 


Ainda durante a reunião, os representantes dialogaram sobre a atualização da legislação de inovação, além de apresentar o esboço dos levantamentos iniciais do perfil do Ecossistema de Inovação de Cariacica. O executivo da Associação Empresarial de Cariacica (AEC), Marcos Lino, comentou sobre a importância da inovação.


“É essencial para a competitividade e o crescimento sustentável das empresas. Em Cariacica, temos um grande potencial para fortalecer esse ecossistema, mas é fundamental que os pequenos e médios empresários se engajem nesse movimento. A inovação não se restringe apenas a grandes corporações, ela está acessível a todos os negócios, independentemente do porte ou segmento”, ressaltou. 


Segundo Lino, quando os empresários se abrem para a inovação, eles ganham eficiência, reduzem custos e aumentam sua competitividade no mercado. “Um ecossistema de inovação forte beneficia toda a cidade, gerando mais empregos, desenvolvimento e oportunidades para novos negócios. Por isso, é essencial despertar esse interesse e mostrar que inovar não é apenas uma necessidade, mas uma oportunidade estratégica para crescer e se destacar no cenário empresarial”, finalizou.