Movimento Feliz: grupo da UBS de São Francisco realiza atividades com pacientes com dores crônicas
Por Mariana Santos, postado em 17/02/2025
Fotos Divulgação
Com o objetivo de aliviar as dores, promover a qualidade de vida e estimular o bem-estar mental e social, o Grupo Movimento Feliz realiza uma série de atividades com os pacientes com dores crônicas da Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Francisco.
Realizado todas as terças e quintas-feiras, o projeto foi criado para auxiliar na demanda de pacientes com dores crônicas que aguardam na lista de espera para consulta com fisioterapeuta.
Carine Souza, fisioterapeuta idealizadora do grupo, explica que a comunidade apresentou uma alta taxa de pacientes com artrose, osteoporose, artrite, fibromialgia, hérnia de disco e outras doenças que dificultam as atividades do dia a dia.
Durante os encontros, são realizadas diversas atividades para mobilidade, força, coordenação motora, agilidade, equilíbrio, motricidade fina e grossa, entre outros. Além disso, eles participam de educação em saúde, prevenção de quedas, promoção de autonomia e muito mais.
“Lidar com dor crônica, que é o que eles convivem, não é fácil. São pessoas que têm muitas dificuldades em casa, no trabalho por conta das suas dores e muitas vezes são incompreendidas. Então, eles vêm até o grupo para se fortalecer, se apoiar, para poder fazer atividade e não ficar parado. Isso nos gera motivos para poder seguir fazendo o melhor para eles”, disse ela.
O grupo conta também com a profissional de educação física, Graziela Loiola, e a cirurgiã dentista, Natália Scalser. Além dos preceptores Sara Moulin e Pablo Henrique Delazare.
Atualmente o projeto conta com 20 participantes, com duas turmas e lista de espera. Para participar, é necessário passar por uma avaliação com a fisioterapeuta e esperar para ser chamado.