Professora do CMEI Emiliana Giles é finalista em prêmio com projeto sobre sustentabilidade
Por Mariana Santos, postado em 18/02/2025
Fotos Divulgação
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Emiliana Giles Bragança, de Castelo Branco, foi palco do projeto da professora Kênia Palácio, que chegou à final do prêmio Boas Práticas, da Editora Moderna. No trabalho desenvolvido, as crianças aprenderam sobre sustentabilidade e colocaram a “mão na massa” com materiais recicláveis.
Com o nome “Reduzir e reaproveitar o lixo”, o projeto ensinou os alunos sobre reciclagem e separação de lixo, além de discutir os impactos negativos na natureza quando não cuidam do meio ambiente. A cerimônia de premiação será em São Paulo, no dia 10 de março.
A secretária de Educação do município, Luzian Belisario, elogiou o trabalho feito com as crianças. “Esse trabalho é fruto de toda a formação que nós fizemos ao longo de 2024 sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS's). Então, com base nesses ODS's a professora desenvolveu o projeto na escola. Com essas práticas interativas que envolvem crianças da educação infantil na sustentabilidade e no descarte correto de lixo, a gente consegue ensiná-los desde cedo sobre todos os processos e fazer com que eles levem esses ensinamentos para suas casas”, comemorou.
Com o desenvolvimento do projeto, a professora viu uma oportunidade de fazer uma árvore de Natal com materiais recicláveis junto com os pequenos. “A partir do livro que recebemos com esse tema, eu desenvolvi o projeto de reciclagem. Enviei atividade para casa e em sala de aula, ensinei como descartar lixo e, junto com eles, fizemos uma árvore de Natal”, explicou a professora Kênia Palácio..
Segundo ela, o interesse das crianças pelo trabalho foi imediato. “Foi uma alegria total. Fizemos trabalhos também com garrafas pets e ainda fiz alguns outros detalhes. Para mim é muito gratificante ser reconhecida. Eu amo fazer essas coisas e gosto de desenvolver projetos com as crianças. Estou muito feliz, principalmente por levar o nome de Cariacica para São Paulo”, disse.
“É um material muito rico, a gente pode reaproveitar esse lixo ajudando o meio ambiente e enfeitando a escola, trabalhando com as crianças a respeito da importância que tem para o nosso planeta”, finalizou a professora.
As crianças adoraram a proposta e participaram ativamente, pintando e enfeitando os materiais recicláveis. O resultado foi uma atividade repleta de alegria e diversão, que não apenas embelezou a escola, mas também reforçou a importância da sustentabilidade e do cuidado com o planeta.