Pedagogos dos CMEIs participam de primeira reunião orientativa
Por Mariana Santos, postado em 20/02/2025
Fotos Divulgação
Com o objetivo de orientar os profissionais acerca das formas de trabalho e organização do ano letivo de 2025, a tarde desta quinta-feira (20) foi de muito diálogo durante a 1° Reunião Orientativa de pedagogos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
O encontro ocorreu no auditório Antário Filho, na Secretaria de Educação, e os profissionais trataram sobre as diretrizes, plano de ação, progressão de aprendizagem, ficha de acompanhamento, dentre outros assuntos.
Os pedagogos foram recebidos com um mural composto por diversos trabalho feitos na Educação de Cariacica e o título que abriu esse espaço foi “Nossa educação vale ouro”, fazendo alusão à conquista do Selo Ouro no Programa Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação.
A secretária de Educação, Luzian Belisario, ressaltou a importância do encontro. “Esse encontro é fundamental para acompanhar o processo de aprendizagem, alinhar objetivos e metas, além de contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores”, comentou.
“Esse momento inicial é de extrema relevância para dialogarmos sobre as ações que serão realizadas no decorrer do ano letivo 2025, sempre com o olhar voltado para os documentos norteadores da educação infantil, tendo como objetivo principal proporcionar uma educação de qualidade para nossas crianças”, disse a gerente de Educação Infantil, Kellen Rosa.
Os profissionais também dialogaram sobre os ODS da Educação, que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Temas como saúde e bem-estar, água potável e saneamento, vida marinha e muitos outros foram abordados.
Selo Ouro
A Prefeitura de Cariacica recebeu, no dia 10 de fevereiro, o Selo Ouro do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A certificação destaca e coloca Cariacica entre as cidades com as melhores práticas de alfabetização do país.
Este reconhecimento é resultado de uma série de ações realizadas e que visam garantir que as crianças atinjam os níveis adequados de alfabetização e letramento até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, além de assegurar a continuidade desse aprendizado nos anos seguintes e na Educação Infantil.