Uma conexão em busca da aprendizagem: reuniões aproximam pais das atividades escolares

Para estreitar a relação entre família e escola, a Rede Municipal de Ensino de Cariacica tem promovido reuniões com os responsáveis pelos alunos, incentivando sua participação ativa no ambiente escolar. Nesta quinta-feira (20), o encontro aconteceu na Escola Municipal Ensino Fundamental (EMEF) Jocarly Gomes Salles, em Alto Lage.


As reuniões fazem parte do calendário escolar e têm como objetivo aproximar os responsáveis das atividades acadêmicas, garantindo um acompanhamento mais ativo com os alunos. Durante o encontro, os responsáveis pelos alunos receberam informações sobre o funcionamento da escola, horários de entrada e saída, regras do recreio, envio de atividades e toda a estrutura pedagógica oferecida aos alunos.


A pedagoga da escola, Wilcilene Barbosa, reforçou a importância da aproximação. “É fundamental para o crescimento da criança, eles têm um rendimento maior quando o pai e a escola estão juntos. A família é sempre importante na vida do aluno, com esse encontro criamos um vínculo que é muito útil e garante um crescimento nos nossos índices de aprendizagem”, comentou ela.



Cristiano da Cruz, pai de Joaquim Coser, aluno do 4º ano, elogiou a iniciativa. “É fundamental estarmos por dentro da rotina escolar e termos esse momento com nossos filhos. Cada ano traz mudanças com novos colegas, novos professores e esse contato nos ajuda a acompanhar de perto essa adaptação. Gostei da iniciativa”, disse.



Jessica Silva, mãe da Agatha Silva, aluna do 2° ano, também participou do encontro. “É bem importante para ficarmos sabendo o que a escola está planejando, participar das atividades dos filhos e estar sempre acompanhando eles. Temos que estar por dentro para poder ajudar a escola e a escola ajudar os pais também”, ressaltou a mãe.


O pai da Agatha, Jhonatan Gomes, fez questão de ir à reunião e acompanhar a vida da filha da escola. “Essas reuniões são importantes porque no papel da alfabetização da criança, é um conjunto do município com a família. O município alfabetiza e a família educa”, concluiu.