Mudanças no CadÚnico: atendimento on-line ficará suspenso de 28 de fevereiro a 17 de março
Por Thaiz Blunck, postado em 25/02/2025
Fotos Claudio Postay
A partir da próxima sexta-feira (28), o Sistema de Cadastro Único (CadÚnico) passará por mudanças devido à migração para um novo sistema realizada pelo Governo Federal. Por esse motivo, entre os dias 28 de fevereiro e 17 de março, o cadastramento e a atualização cadastral estarão indisponíveis de forma on-line.
É importante lembrar que essa mudança não exige qualquer atualização ou ação por parte das famílias já inscritas, que continuarão tendo acesso normal aos benefícios.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informou que, durante esse período, quem precisar realizar uma nova inscrição ou atualizar seus dados pode comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo e o formulário será preenchido manualmente.
Devido à mudança no sistema, a Semas alerta que os procedimentos poderão levar mais tempo, e os atendimentos serão feitos de forma reduzida. "Nós teremos um período no início de março, após o carnaval, sem nenhum sistema funcionando. Portanto, os atendimentos serão feitos manualmente e de forma reduzida. Pedimos paciência e colaboração da população para que tudo ocorra da melhor forma", afirma a secretária de Assistência Social, Danyelle Lirio.
Sobre o novo sistema
O novo sistema do CadÚnico será lançado no dia 17 de março e contará com uma plataforma de relatórios analíticos, permitindo que os municípios tenham mais eficiência na gestão e no planejamento das políticas públicas.
O objetivo é automatizar o preenchimento das informações das famílias, evitar erros e tornar o processo de atendimento na rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) mais ágil. Integrações de dados, que antes levavam dois ou três meses para serem realizadas, por exemplo, poderão ser feitas em poucos dias, através de processos automatizados e rotineiros.
O novo sistema também contará com uma plataforma de gestão de riscos e monitoramento para garantir eficiência e evitar fraudes cibernéticas e outros tipos de fraudes.