Dia Mundial da Tuberculose: Cariacica alerta para medidas de prevenção à doença

Tendo em vista que nesta segunda-feira (24) é celebrado o Dia Mundial da Tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) conscientiza a população sobre os esforços para a prevenção da tuberculose, que em Cariacica vão desde a vacinação, passando pela detecção até o tratamento da doença. Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) há profissionais capacitados para fazer o primeiro atendimento, com a coleta do exame de baciloscopia.


A detecção de casos novos é feita por intermédio do atendimento de demanda espontânea, busca ativa e encaminhamentos de outros serviços de saúde, bem como pela vigilância de contatos intradomiciliares de pessoas doentes. Todo caso confirmado de tuberculose é encaminhado para a UBS de Jardim América, que é a unidade de referência, para ser avaliado, tratado e acompanhado.


No local também é realizada a prova tuberculínica (PPD). Já a vacina BCG, que protege das formas graves da tuberculose, é ofertada nas UBS de Jardim Botânico, Santa Fé e Nova Rosa da Penha 2. Não é necessário agendar. 


Sobre a doença



  • A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

  • Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.

  • O principal sintoma da tuberculose é a tosse, que pode ser seca ou produtiva (com catarro).

  • A tuberculose pode ser transmitida por via respiratória, pela eliminação de gotículas produzidas pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa, sem tratamento.